Procea abre chamada para adesão ao Cadastro Único para Concessão de Auxílios (Cuca)


Publicado em: 28/02/2023 10:49:40


Insta_-_Cuca_copiarA Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (Procea) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) reabriu as inscrições para adesão ao Cadastro Único para Concessão de Auxílios (Cuca) até dia 24 de março, via sistema Sigaa/UNIR.

Conforme explica a pró-reitora da Procea, professora Marília Pimentel Cotinguiba, o cadastro no Cuca é primordial para os alunos interessados no recebimento de auxílios estudantis e bolsas, uma vez que funciona como um banco de dados dos pareceres socioeconômicos dos estudantes dos cursos de graduação presenciais da Universidade. “Quando forem lançados os próximos editais de auxílios estudantis e bolsas de ações afirmativas, provavelmente nos meses de março e abril deste ano, o aluno já precisa estar cadastrado no Cuca e com a sua avaliação feita, pois o cadastro será pré-requisito nos próximos editais”, disse.

Como o cadastro tem validade de dois anos, essa chamada é apenas para os acadêmicos que ingressaram agora em 2023 na UNIR, e também para aqueles alunos que eventualmente não tenham realizado a adesão ao Cuca no semestre passado.

Para mais detalhes, acesse aqui a íntegra da chamada pública para adesão ao Cuca (Chamada Pública nº 01, de 17 de fevereiro de 2023).

Clique aqui para acessar a tradução em Libras da chamada pública.

Plantão de apoio às inscrições

A Procea realizará plantões de atendimento entre os dias 6 e 10 de março para esclarecer dúvidas dos alunos sobre o Cuca e auxiliá-los na realização do cadastro. Os plantões serão realizados nos três turnos (matutino, vespertino e noturno), conforme cronograma abaixo.

Porto Velho

06/03/2023 a 10/03/2023 – presencial e online

Campi do interior

06/03/2023 a 10/03/2023 – online


O atendimento presencial será realizado no prédio da Procea, localizado na parte superior do Restaurante Universitário, no Campus de Porto Velho, e o atendimento online ocorrerá em sala específica do Google Meet, cujo link de participação será divulgado na página da Procea (acesse aqui) e em suas redes sociais.

Sobre o Cuca

O objetivo do Cuca é formar um banco de dados dos pareceres socioeconômicos dos estudantes, matriculados em cursos graduação presenciais da UNIR, para serem utilizados nos processos seletivos de concessão dos auxílios e bolsas da Procea (pagos com recursos do Pnaes).

Como o cadastro único será a forma de acesso aos auxílios e bolsas ofertados pela UNIR, deverão realizar a adesão todos os estudantes interessados no recebimento dos auxílios Acadêmico; Alimentação; Creche; Emergencial; Internet; Moradia; Transporte; Assistência Estudantil Indígena; e nas bolsas de Monitoria Especial; Extensão - Ação Afirmativa; Cultura - Ação Afirmativa; Esporte e Lazer - Ação Afirmativa; e Apoio de Acessibilidade e Inclusão.

Adesão

A adesão ao Cuca ocorrerá exclusivamente via Sistema Sigaa/UNIR. O acadêmico deverá buscar o menu “Bolsas”, depois “Cadastro Único” e “Aderir”. Depois, as etapas da adesão são: 1) preenchimento do formulário socioeconômico no Sigaa; 2) cadastro dos integrantes do grupo familiar; 3) informe da renda bruta mensal de cada familiar; e 4) inserção da documentação comprobatória solicitada na chamada pública, onde estão descritas detalhadamente todas as etapas e listados os documentos necessários para adesão ao Cuca.

Neste link está disponível, em PDF, o Guia de Adesão ao Cadastro Único - SIGAA/UNIR.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.