8 de março terá bate-papo sobre Saúde Mental na Pós-Graduação e palestra sobre Saúde da Mulher


Publicado em: 06/03/2023 09:49:32


MOBILE (1)A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) abre a programação do mês de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher (dia 8 de março), com a realização de um bate-papo sobre Saúde Mental na Pós-Graduação seguida da palestra sobre Saúde da Mulher. O evento é aberto público em geral e será realizado no dia 8 de março, a partir das 14h30, no auditório da Biblioteca Central da UNIR, no campus José Ribeiro Filho, em Porto Velho, com transmissão ao vivo pelo canal da UNIR no Youtube.

Saúde Mental na Pós-Graduação

O bate-papo sobre saúde mental é promovido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propesq) em parceria com a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP/PRAD). Para conversar com os participantes sobre o tema foi convidada a psicóloga clínica Ester Miriã, que é graduada em Psicologia pela UNIR e atua na área de redução do estresse e transtornos de ansiedade, em adolescentes e adultos, com base na terapia cognitiva-comportamental. A conversa contará com a participação da professora Madalena Cavalcante, da Diretoria de Pós-Graduação da UNIR.

Com a escolha desse tema, a UNIR busca dialogar, principalmente com os alunos, sobre a importância da manutenção da saúde mental no ambiente universitário e fornecer orientações sobre como lidar com pensamentos, desejos e responsabilidades na pós-graduação. “A pós-graduação exige muita dedicação dos alunos e isso pode pesar sobre o estado psicológico e emocional deles, considerando que alguns podem apresentar dificuldades ao lidar com prazos, disciplinas, pressões externas, expectativas e frustração. Por isso, preservar a saúde mental na universidade permite que o aluno aproveite ao máximo as experiências positivas que esse ambiente tem a oferecer e também consiga processar os aprendizados nessa etapa tão importante da vida”, afirma a professora Madalena Cavalcante.

Saúde da Mulher

No mesmo dia será realizada uma palestra com o tema Saúde da Mulher, ministrada pela médica ginecologista e obstetra Daiane Kuhnne, em referência ao Dia Internacional da Mulher e ao Março Lilás, uma campanha nacional voltada para a promoção da saúde das mulheres, com atenção especial para a prevenção e detecção precoce do câncer de colo do útero.

Esta ação faz parte da campanha Qual a COR da sua LUTA?, promovida pela DGP/UNIR ao longo do ano em que cada mês (de janeiro a dezembro) ganha uma cor que representa uma campanha nacional relacionada a questões de saúde, grupos em situação de risco e doenças que acometem a população. Com uma cor específica para cada tema/mês, o objetivo é prevenir doenças por meio da conscientização e promover saúde e qualidade de vida na comunidade. Neste mês, a cor utilizada é lilás em alusão ao Março Lilás.

Serviço

Bate-papo sobre Saúde Mental na Pós-Graduação e

Palestra Saúde da Mulher

Data: 08/03/2023 (quarta-feira)

Horário: a partir das 14h30

Local/formato: Auditório da Biblioteca Central, no campus José Ribeiro Filho, em Porto Velho, com transmissão ao vivo no canal da UNIR no YouTube

 

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.