UNIR realizou palestra sobre inclusão e pessoas com deficiência(s)


Publicado em: 07/03/2023 15:49:38


IMG-20230307-WA0021 Para abordar o tema Inclusão e Pessoas com Deficiência(s), a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) promoveu no dia 3 de março uma palestra aberta à toda a comunidade. O evento aconteceu no auditório da UNIR Centro, em Porto Velho, e contou com a participação de Rossilena Marcolino, administradora que atua como Auditora de Controle Externo do TCE, uma mulher PcD. A mediação foi feita pelo professor Vinícius Miguel, do Departamento Acadêmico de Ciências Sociais (Dacs/UNIR).  

Rossilena trouxe uma série de atravessamentos e recortes enquanto mulher negra, servidora pública, e também criança com deficiência, pois adquiriu poliomielite aos cinco anos de idade. Além da experiência teórica, acadêmica e cientifica, Rossilena trouxe muitos dados importantes de suas experimentações pessoais, de sua trajetória, história de vida e do seu percurso enfrentando uma série de estigmas e preconceitos.

A ação foi uma iniciativa do Projeto de Extensão Saúde Mental e Direitos Humanos: Autismo, Deficiência(s) e Neurodiversidade(s), coordenado pelo professor Vinícius Miguel, e o Grupo de Pesquisa e Intervenção em Direitos Humanos (Mapinguari).  

“O evento ganha importância no sentido de visibilizar as pessoas com deficiências na Universidade, sejam discentes ou corpo de servidores as, mas sobretudo ganha destaque no sentido de provocarmos reflexões sobre medidas de acessibilidade e de inclusão em toda a sociedade de Rondônia”, comentou o coordenador do evento, o professor Vinícius Miguel. 

O docente afirma que pretende realizar novos eventos nas modalidades de roda de conversa e diálogos abertos com a comunidade. O evento contou com o envolvimento de discentes de vários cursos e servidores, além da presença do vice-reitor da UNIR, Juliano Cedaro, para quem a ação foi positiva e certamente terá repercussão para além do evento realizado na sexta-feira.

Saúde Mental e Direitos Humanos: Autismo, Deficiência(s) e Neurodiversidade(s) - é um projeto de extensão desenvolvido no âmbito Departamento Acadêmico de Ciências Sociais. “O projeto é importante porque são temas tradicionalmente negligenciados pela nossa sociedade e pelo poder público, e que agora colocamos no radar da nossa Instituição” afirma o coordenador, Vinicius Miguel.

Fonte: UNIR (Foto: Sarah Garcia)

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.