Brinquedoteca da UNIR abre agenda para atendimento de crianças de 2 a 10 anos


Publicado em: 20/03/2023 16:04:00


FEEDO Laboratório do Brinquedo e da Ludicidade (Labrinteca), a brinquedoteca do campus de Porto Velho da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), abriu agenda para atendimento de crianças de 2 a 10 anos de idade da comunidade em geral. A brinquedoteca universitária oferece espaço de jogos, brinquedos e instrumentos que contribuem para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças, tudo com acompanhamento de professores, bolsistas e colaboradores voluntários do curso de Pedagogia da UNIR.

Para as crianças utilizarem o espaço é necessário que os responsáveis realizem o agendamento prévio por meio do formulário eletrônico disponível neste link e também no site do Labrinteca. O laboratório funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h, e cada criança pode permanecer no espaço por até duas horas, com limite de no máximo 10 crianças por turno.

Labrinteca – é um Laboratório do Brinquedo e da Ludicidade vinculado ao curso de Pedagogia, do Departamento Acadêmico de Ciências da Educação, Campus de Porto Velho, e tem como objetivo contribuir com a formação inicial e continuada de professores e professoras para atuação na educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental e espaços não escolares. É um espaço para práticas de ensino e para o desenvolvimento de extensão e pesquisas sobre o brincar, o brinquedo e as brincadeiras na infância.

O Labrinteca está voltado para a formação a partir da observação das crianças em atividades lúdicas; do estudo sobre o brinquedo, sua adequação e relevância para cada idade; da produção de brinquedos; da análise crítica sobre os condicionantes econômicos, sociais e culturais que perpassam a infância, o brincar, as brincadeiras e os brinquedos; da análise das relações étnicas, afetivas e de gênero que se explicitam nas relações estabelecidas entre a criança, os brinquedos e as brincadeiras.

O Laboratório é coordenado pela professora Juracy Machado Pacífico e conta com o apoio das bolsistas PIBEC Andrezza Karolynne Lima de Menezes, Priscila Carvalho do Nascimento e da professora Renata Veiga de Miranda (Bolsista pelo Convênio UNIR/Semed-PVH/Fundape).

Saiba mais sobre o laboratório e suas ações no site: https://labrinteca.unir.br.

 

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.