Ciências Sociais e Administração da UNIR são nota 4 na avaliação do MEC


Publicado em: 16/05/2023 18:28:23


A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) teve mais dois cursos avaliados com nota 4 pelo Inep/MEC, são eles Ciências Sociais, do campus de Porto Velho, e Administração, do campus de Guajará-Mirim.Os dois cursos passaram pela avaliação in loco no início deste mês e comprovaram a excelência do ensino ofertado pela UNIR.A avaliaçãolevou em consideração, entre outros critérios mais específicos, a organização didático-pedagógica, o corpo docentee a infraestrutura do curso. A nota máxima da avaliação é 5. "A Universidade não mede esforços para atingir os objetivos institucionais e do PDI que é tirar conceito 4 nas avaliações dos cursos, e esses esforços têm sido feitos tanto na organização didático-pedagógica, com a reformulação dos projetos pedagógicos, nos concursos públicos e capacitação do corpo docente, quanto na melhoria constante da infraestrutura", afirma a pró-reitora de Graduação (Prograd), Veronica Cordovil.

O curso de Ciências Sociais foi avaliado presencialmente de 3 a 5 de maio, e a nota 4 indica que o curso atendeu às exigências MEC para a oferta de ensino público e gratuito com qualidade, como, por exemplo, a aprimoração do Projeto Político Pedagógico e adequação dos espaços para atendimento aos discentes e grupos de pesquisa. Outro critério importante da avaliação e que contribuiu para elevar a pontuação do curso é a composição do corpo docente, com todos os professores doutores e atuando em pesquisas, inclusive junto a outras importantes instituições do Brasil e internacionais.

Para a chefe do Departamento Acadêmico de Ciências Sociais (Dacs), professora Barby de Bittencourt, o resultado da avaliação “representa o reconhecimento do trabalho que estamos fazendo para conseguir alavancar o curso de Ciências Sociais em meio ao contexto político conservador no qual estamos inseridos.As Ciências Sociais são fundamentais para o pensamento crítico e fundamentais para pensarmos uma universidade pública de qualidade. Representamos uma resistência necessária, e os nossos esforços para tal e o reconhecimento destes, traduzido nesta nota, nos indica que estamos no caminho certo”.

Já o curso de Administração recebeu os avaliadores do MEC entre os dias 10 e 12 de maio, em Guajará-Mirim.Na média, o curso obteve exatamente a nota 4,42, muito próximo de atingir o conceito 5 (atribuído a partir de 4,51). “Nosso corpo docente e nossa infraestrutura são muito bons e contamos uma colaboração técnica importante para reunir todos os documentos necessários para a avaliação do curso. Com isso, tivemos a felicidade de atingir a nota 4, e um curso com essa avaliação gera maior credibilidade para a Universidade e também para a comunidade de Guajará-Mirim”, comenta o professor José Otavio Valiante, vice-chefe no exercício da chefia do Departamento Acadêmico de Administração (DACA).

Conceitos

O Conceito Preliminar de Curso (CPC), que vai de 1 a 5, é um indicador de qualidade que avalia individualmente os cursos de graduação no país. Seu cálculo e divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), e a nota é calculada com base no resultado da avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta do curso – corpo docente (titulação e dedicação), infraestrutura e recursos didático-pedagógicos–, conforme metodologia aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).

O CPC, assim como o Conceito Enade, também passou a ser calculado, a partir de 2016, por curso de graduação, identificado pelo código do curso constante no Sistema e-MEC, conforme enquadramento realizado pela instituição de educação superior no Sistema Enade.

Já o Conceito de Curso (CC) é a nota final atribuída aos cursos avaliados das IES – Instituições de Ensino Superior – após a avaliação realizada de forma presencial pelos avaliadores designados pelo MEC.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.