Cursos da UNIR aumentam conceito em avaliação do MEC


Publicado em: 14/06/2023 18:23:07


SITE_INTERNO Mais dois cursos de graduação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) avaliados recentemente pelo Inep/MEC aumentaram ou mantiveram um bom conceito. São eles os cursos de Biblioteconomia, que obteve a primeira nota 5 da UNIR, e Teatro,que manteve a nota 4,ambos são do campus de Porto Velho. Além destes, também foram bem avaliados anteriormente o curso de Música do campus de Porto Velho e os cursos de Ciências Sociais e de Administração de Guajará-Mirim, todos com nota 4. A avaliação realizada in loco leva em consideração, entre outros critérios mais específicos, a organização didático-pedagógica, o corpo docentee a infraestrutura dos cursos, sendo 5 a nota máxima e que representa a excelência do ensino ofertado pela instituição. 

Mesmo com as dificuldades enfrentadas, a universidade tem se empenhado em implantar melhorias, e as últimas visitas de avaliação de curso comprovam a qualidade do ensino ofertado pela UNIR. “O bom desempenho na avaliação in locoobtido pelos cursos da UNIR não apenas validam a qualidade do ensino e da formação oferecida, como também têm um impacto direto no índice de participação da nossa universidade no rateio da matriz orçamentária. Isso significa obter mais recursos para investir na infraestrutura acadêmica, na formação continuada de docentes e na melhoria contínua dos cursos”, afirma a pró-reitora de Graduação (Prograd), Veronica Cordovil.

Biblioteconomia – O conceito 5 atribuído ao curso de Biblioteconomia é um marco histórico para a UNIR, pois foi a primeira vez que um curso de graduação ofertado pela instituição obteve a nota máxima na avaliação do MEC. É um resultado excelente tanto para o Departamento Acadêmico de Biblioteconomia, seus alunos, docentes e técnicos, como também para a Universidade Federal de Rondônia, que tem se empenhado para garantir que todos os cursos alcancem nota 4 ou 5, atingindo um dos objetivos institucionais do PDI.

Com uma estrutura curricular que expressainterdisciplinaridade e articulação entre teoria e prática, alinhada a atividades consistentes de ensino, pesquisa e extensão universitária, a Biblioteconomia atendeu às exigências para cursos de graduação na área. Os avaliadores destacaram a harmoniaentre as ações didático-pedagógicas, que visam o bem-estar de seus alunos e professores, e a atuação do corpo docente, composto por nove doutores e dois mestres comprometido com a implementação de melhorias contínuas. O relatório pontua ainda o caráter dinâmico, comprometido e humanizador do corpo docente, que buscaformação crítica reflexiva de situações cotidianas da vida pessoal e do trabalho, em virtude da sua formaçãoacadêmica/científica e experiência profissional que contribuem qualitativamente para melhoria contínua do processo de ensino e aprendizagem.

A nota cinco foi alcançada porque o curso foi bem avaliado nas três dimensões analisadas pelo MEC, que são a organização didático-pedagógica, o corpo docentee a infraestrutura. Nesta última, o destaque foi para as instalações adequadas e suficientes para atendimento aos docentes e alunos em atividades administrativas e pedagógicas, salas de aula equipadas, disponibilidade de laboratórios e bibliografias básica e complementar atualizadas.

Licenciatura em Teatro – De acordo com o relatóriode avaliação do MEC para o curso de Teatro, o destaque é o trabalho desenvolvido pelos docentes e discentes nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Este foi um dos critérios que recebeu melhor avaliação e contribuiu para sustentação da nota 4, considerada muito boa. A qualificação do corpo docente, composto por oitoprofessores, sendo seis doutores e dois mestres, também é um ponto forte do curso.

A avaliação registra que as diversas produções científicas, artísticas, culturais e pedagógicas realizadas por professores e alunos do curso de Teatro da UNIR reverberam na cena artística e cultural de Porto Velho, demonstrando o impacto positivo da única graduação em Teatro ofertada no estado. Por meio da companhia de teatro universitário, dos grupos de pesquisa e programas de extensão coordenados pelos docentes, os acadêmicos são inseridos em produções próprias, participam de parcerias com instituições reconhecidas e de festivais e eventos realizados dentro e fora do estado.  E destaca a ênfase do curso na prática artística em Teatro em consonância com a prática pedagógica em Teatro.

Para que o curso atinja a excelência, com a almejada nota 5, são necessárias melhorias na infraestrutura do curso, principalmente. Isto inclui, por exemplo, a construção de laboratórios, adequação, ampliação e reorganização dos espaços destinados aos professores e para atendimento aos alunos, além da conclusão da obra do Teatro Universitário.

O curso de Teatro é vinculado ao Departamento Acadêmico de Artes (DArtes), que abriga também os cursos de Música, avaliado recentemente com nota 4, e de Artes Visuais.

Licenciatura em Música - O curso alcançou nota 4 na avaliação do Inep/MEC, que foi realizada virtualmente entre os dias 10 e 12 de abril. Esse resultado atesta a qualidade do ensino público e gratuito oferecido pela Universidade Federal de Rondônia e também comprova que medidas como a revisão do PPC do curso e os investimentos realizados em infraestrutura resultaram em melhorias no ensino e, consequentemente, em uma boa avaliação do curso de Música.

O êxito obtido na avaliação também é resultado do trabalho coletivo de muitos anos empreendido por docentes, técnicos, discentes e administração superior da Universidade. Entre os principais fatores que levaram a essa nota 4 estão a atualização da bibliografia básica e complementar (física e virtual) do curso, a melhoria dos laboratórios didáticos, a dedicação dos professores que integram o NDE do curso e também o engajamento dos alunos e alunas nas atividades acadêmicas. Saiba mais detalhes aqui.

Ciências Sociais e Administração (Guajará-Mirim) - Avaliados no início de maio, as graduações em Ciências Sociais, de Porto Velho, e Administração, de Guajará-Mirim, estão entre os cursos da UNIR que também ampliaram o conceito no MEC.

O curso de Ciências Sociais obteve nota 4, indicando que o curso atendeu às exigências MEC para a oferta de ensino público e gratuito com qualidade, como, por exemplo, a aprimoração do Projeto Político Pedagógico e adequação dos espaços para atendimento aos discentes e grupos de pesquisa. Outro critério importante da avaliação e que contribuiu para elevar a pontuação do curso é a composição do corpo docente, com todos os professores doutores e atuando em pesquisas, inclusive junto a outras importantes instituições do Brasil e internacionais.

Administração também obteve conceito final 4. Na média, o curso atingiu a nota 4,42, muito próximo de alcançar o conceito 5 (atribuído a partir de 4,51), o que foi motivo de orgulho para os docentes, alunos e servidores técnicos vinculados ao curso de Administração. De acordo com o resultado da avaliação, infraestrutura e corpo docente foram os critérios que alavancaram a nota.

Como funcionam os Conceitos – O Conceito Preliminar de Curso (CPC), que vai de 1 a 5, é um indicador de qualidade que avalia individualmente os cursos de graduação no país. Seu cálculo e divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), e a nota é calculada com base no resultado da avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta do curso – corpo docente (titulação e dedicação), infraestrutura e recursos didático-pedagógicos–, conforme metodologia aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).

O CPC, assim como o Conceito Enade, também passou a ser calculado, a partir de 2016, por curso de graduação, identificado pelo código do curso constante no Sistema e-MEC, conforme enquadramento realizado pela instituição de educação superior no Sistema Enade.

Já o Conceito de Curso (CC) é a nota final atribuída aos cursos avaliados das IES – Instituições de Ensino Superior – após a avaliação realizada de forma presencial pelos avaliadores designados pelo MEC.

Fonte: Unir

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.