Professores do PPGMEL lançam e-book Humanos e outros-que-humanos nas narrativas amazônicas


Publicado em: 30/06/2023 12:50:57


Já está disponível gratuitamente para download a versão digital do livro “Humanos e outros-que-humanos nas narrativas amazônicas: perspectivas literárias e antropológicas sobre saberes ecológicos, tradicionais, estéticos e críticos”. Os organizadores da obra são os professores Heloisa Helena Siqueira Correia e Hélio Rodrigues da Rocha, ambos do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Estudos Literários (PPGMEL) da UNIR, e Felipe Vander Velden (UFSCAR).

O e-book já está disponível gratuitamente no site do PPGML (clique aqui para acessar o livro) e no site da Editora de Castro, neste link.

Sinopse do livro

Vários pesquisadores contribuíram com seus capítulos para esta obra que aborda a multiplicidade de vivências e saberes ecológicos críticos que emergem das relações entre os humanos e os seres outros-que-humanos, visíveis e invisíveis, presentes em diversos contextos sociais amazônicos, urbanos e rurais, escritos e orais, indígenas e não indígenas, modernos e tradicionais.

A perspectiva biocultural adotada abre caminho para que a ecocrítica contribua com seu olhar sobre as relações entre humanos e outros-que-humanos (animais, plantas, microorganismos, artefatos, narrativas, paisagens, espíritos, monstros, bichos e muitos outros), proporcionando novas possibilidades de vida – tanto de formas de vida quanto de modos de viver – no meio ambiente.

Os saberes “ecológicos” que daí brotam apontam continuidades ou complexas interações entre natureza e cultura tanto em narrativas mítico-literárias indígenas, orais, escritas, publicadas ou não, quanto nos conhecimentos nativos em nível regional coletados etnograficamente, levando em consideração o estreito vínculo entre culturas, cosmologias, histórias e práticas sociais nativas em seu engajamento com os seres outros-que-humanos com os quais compartilhamos o(s) mundo(s).

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.