Pesquisadores da UNIR são vencedores no Prêmio Fapero 2023


Publicado em: 30/11/2023 11:44:53


IMG_0735 Sete professores pesquisadores da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) foram contemplados com o Prêmio Fapero de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Rondônia em 2023. A cerimônia de premiação foi realizada no dia 29 de novembro, e reuniu os vencedores na Assembleia Legislativa de Rondônia.  

Na categoria Pesquisador Destaque os docentes premiados foram: Carolina Rodrigues da Costa Dória (Ciências da Vida), Leno Francisco Danner (Ciências Humanas) e Nara Luisa Reis de Andrade (Ciências Exatas). Para a categoria de Pesquisador Inovador os vencedores foram os docentes Débora Francielly de Oliveira, Elvino Ferreira; e Marco Polo Moreno de Souza, além de Leonardo de Azevedo Calderon, que foi premiado pela Fiocruz e também é professor na UNIR.

O Prêmio é concedido pela Fapero a pesquisadores que possuem contribuição significativa para o desenvolvimento científico, tecnológico e inovativo do Estado e a jornalistas com atuação em instituições de pesquisa em Ciência, Tecnologia e Informação. O objetivo é reconhecer, dar visibilidade e premiar cientistas e profissionais da comunicação, visando o fomento e a popularização da ciência, além de destacar a importância da implementação de políticas públicas e de investimento em pesquisa, ciência, tecnologia e inovação. Além do prêmio, os professores pesquisadores também foram outorgados com voto de louvor, durante uma sessão solene pela deputada estadual Ieda Chaves. 

 fapero 

Premiados na categoria Pesquisador Destaque 

Carolina Rodrigues da Costa Dória - Premiada em segundo lugar na subcategoria Ciências da Vida, é doutora em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, e professora no Departamento Acadêmico de Biologia no Campus da UNIR em Porto Velho, no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente da Rede Bionorte e no Programa de Pós-graduação em Conservação e Uso de Recursos Naturais, ambos da UNIR. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com ictiologia, análise da dinâmica pesqueira e recursos pesqueiros na Bacia do Madeira, gestão comunitária dos recursos naturais, impactos das barragens, governança e resiliência dos sistemas socioecológicos na Amazônia. Realizou, em parceria com outros pesquisadores, o maior inventário ictiológico de bacias do mundo, totalizando 1057 espécies, sendo 40 novos registros para ciência; e consolidou, na UNIR, a curadoria da 3ª maior coleção de ictiofauna da Amazônia Legal - tudo registrado na coletânea “Peixes do Rio Madeira”. Coordenou grandes projetos de cooperação com outras universidades, amazônicas e internacionais, e parcerias com instituições de pesquisa que possibilitaram diversas pesquisas acerca da implementação de barragens hidrelétricas na Amazônia, seus impactos e alternativas. Também desenvolveu, em parceria com a ONG Ecoporé, o aplicativo Ictio para monitoramento pesqueiro - um projeto de ciência cidadã que promove o empoderamento de pescadores e ribeirinhos na obtenção e discussão dos seus próprios registros de pesca. Atualmente, dedica-se a estudos sobre as ações humanas no ambiente, a pegada de carbono e impactos da expansão da aquicultura na Amazônia, bem como o impacto do desmatamento e de mudanças no uso da terra sobre os peixes frugívoros. 

Leno Francisco Danner - Foi premiado em terceiro lugar na subcategoria Ciências Humanas. É mestre e doutor em Filosofia e leciona Teoria Política Contemporânea no Departamento Acadêmico de Filosofia no Campus da UNIR em Porto Velho e no Programa de Pós-Graduação em Filosofia, também da UNIR. Suas pesquisas são centradas na teoria política contemporânea, desde uma perspectiva interdisciplinar que interliga filosofia política, direito constitucional, sociologia política e antropologia filosófica, com especial destaque para pensamento indígena brasileiro, filosofia latino-americana, descolonização africana e filosofia negra, feminismo e teoria queer. Por meio de suas atividades de ensino, pesquisa, formação e extensão, o pesquisador desenvolve trabalho de educação antirracista dedicado à publicização das epistemologias e vozes subalternizadas no contexto da modernização ocidental, começando com a filosofia negro-africana e indígena e chegando, inclusive, às filosofias feminista e queer. Além disso, também firmou parceria com o Ministério Público do Estado de Rondônia, especialmente no contexto da 59ª Promotoria de Justiça, que trata de violência doméstica, de gênero e sexual, onde tal expertise auxilia na interpretação das demandas judiciais existentes. 

Nara Luisa Reis de Andrade - Premiada em quarto lugar na subcategoria Ciências Exatas, é mestre em Física ambiental e modelagem de sistemas e doutora em Física Ambiental, e professora no Departamento Acadêmico de Engenharia Ambiental no Campus da UNIR em Ji-Paraná e no Mestrado em Agroecossistemas Amazônicos, também da UNIR. Atua nas áreas de Engenharia Sanitária e Ciências Ambientais, com ênfase em recursos hídricos/hidrologia, micro meteorologia, qualidade das águas, diagnóstico ambiental, interação biosfera-atmosfera, mudanças no uso do solo, impactos das mudanças climáticas e sustentabilidade e modelagem de ecossistemas. Atualmente trabalho, em pesquisa de pós-doutorado, com gestão territorial, impactos socioambientais, qualidade da água e desenvolvimento sustentável. Suas contribuições abrangem desde a análise de processos ecofisiológicos até a formulação de estratégias de monitoramento, gestão territorial e conservação, deixando uma marca duradoura na academia e na sociedade como um todo. 

Premiados na categoria Pesquisador Inovador 

Leonardo de Azevedo Calderon - Premiado em primeiro lugar na categoria pesquisador inovador. É doutor em Ciências Biológicas e professor do Departamento de Medicina da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Pesquisador em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Rondônia) e chefe do Centro de Estudos de Biomoléculas Aplicadas a Saúde. Possui experiência na área de bioquímica, biofísica molecular e bioinformática, atuando principalmente em atividades de prospecção de bioativos com atividade potencialmente úteis em futuras terapias para leishmaniose e malária. Desenvolve projetos de isolamento e caracterização de proteínas e peptídeos da biodiversidade, funcionalização de peptídeos, e design de minipeptídeos com foco no desenvolvimento de novos fármacos. Orienta mestrandos e doutorandos vinculados aos programas de Pós-graduação em Biologia Experimental, Biodiversidade e Biotecnologia - Rede Bionorte e Conservação e Uso de Recursos Naturais. 

Marco Polo Moreno de Souza - Premiado em segundo lugar na subcategoria Inovação para o Setor Público, é doutor em Física e professor no curso de Física no Campus da UNIR em Ji-Paraná. Trabalha com Física Teórica e Experimental, com ênfase em Óptica Não Linear e Física Atômica, com atuação nos seguintes temas: trem de pulsos de laser ultracurtos, laser de diodo, vapor atômico, oscilador paramétrico óptico, espectroscopia molecular e desenvolvimento de software para o ensino de Física. É criador e desenvolvedor da plataforma SimuFísica (simufisica.com), uma plataforma de acesso gratuito de aplicativos interativos que simulam diversos fenômenos da Física e uma marca registrada que conta com cinco programas de computador registrados no INPI. Também desenvolveu em colaboração com outros docentes, em 2021, o software ALT - Análise de Legibilidade Textual (https://legibilidade.com/), a primeira ferramenta do mundo capaz de mensurar o nível de compreensibilidade (legibilidade ou leiturabilidade) de textos em língua Portuguesa. 

Elvino Ferreira - Premiado em terceiro lugar na subcategoria Inovação para o Setor Empresarial, é mestre e doutor é docente do Programa de Mestrado Acadêmico em Ciências Ambientais da UNIR. Em sua trajetória apresentou os pedidos de patente do alicate para aplicação de anilha prepucial em animais domésticos (2009); espantalho automático eletrônico (2013); carta de cores para avaliação qualitativa da farinha de ossos calcinada (2014); processo para disponibilização de fósforo da farinha de ossos calcinada para nutrição vegetal (2015); aditivo de redução de amônia volatilizada e controle da população de cascudinhos em cama de frangos de corte (2015); empastilhamento para disponibilização de fósforo e outros nutrientes para nutrição vegetal (2020); vidro moído para controle de cascudinho em avicultura (2023); e reator pirolítico para obtenção de extrato líquido de resíduos vegetais e animais (2023). 

Débora Francielly de Oliveira - Premiada em quarto lugar na subcategoria Inovação para o Setor Empresarial, é mestre (2014) em Tecnologia de Alimentos e doutora (2018) em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela UNIR. É docente do curso de Engenharia de Alimentos do Campus da UNIR em Ariquemes, e professora no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente da UNIR e no Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação da Ciência e Tecnologia (Ifro-Porto Velho). Desenvolve pesquisas nas Áreas de Ciências de Alimentos e Ciências Ambientais, atuando principalmente com os temas Desenvolvimento tecnológico e inovação; Desenvolvimento de novos produtos e processos industriais; Metais pesados e outros contaminantes químicos e biológicos em alimentos e em matrizes ambientais; e Análises Químicas. Atualmente possui 68 depósitos de patentes de invenção registrados no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), contemplando novos produtos e processos industriais voltados para os segmentos de pescados e cereais amazônicos. 

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.