UNIR busca dados sobre alimentação escolar e agricultura familiar em Rondônia


Publicado em: 01/03/2024 10:16:34


A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está realizando o levantamento e a organização de dados sobre a demanda da alimentação escolar e da produção da agricultura familiar em Rondônia. A ação é conduzida pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane), da UNIR no seu Campus de Presidente Médici, e é direcionada a 17 municípios do Estado. Como explica a professora Eliane Leite, coordenadora do Cecane-UNIR, “o levantamento dos dados e sua posterior disponibilização é fundamental para orientar as ações de políticas de prefeituras e do Estado para o uso de produtos da agricultura familiar”.  

Como explica a coordenadora do Cecane-UNIR, a iniciaitiva realiza o serviço de assessoria técnica, científica e operacional ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com o objetivo de qualificar a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), nas escolas estaduais e municipais, por meio de ações de ensino, pesquisa e extensão. “Estamos no início destas ações, e gradativamente vamos alcançar mais de um terço do municípios de Rondônia, especialmente da região central do Estado”, explicou a professora Eline Leite.   

O cronograma prevê a presença dos técnicos e pesquisadores da UNIR nos municípios participantes para apresentação da proposta, levantamento de informações, como percentual de compra da agricultura familiar, o número de agricultores familiares que já fornecem produtos ao PNAE. Além disso, também busca-se identificar novos fornecedores a fim de ampliar o banco de dados. Estas são ações que estão sendo realizadas em todos os Estados do país – em Rondônia a UNIR é a responsável –, com o objetivo de garantir as condições para a execução do PNAE localmente.  

“O Cecane é importante pois ajudará a manter a boa execução do PNAE no estado, além de ser uma maneira do FNDE acompanhar como estão sendo aplicadas as resoluções e os recursos financeiros do PNAE nos municípios. Também como forma de saber os entraves para que ocorra a oferta da produção da agricultura familiar na alimentação escolar,” detalhopu a professora Eliane Leite.  

Sobre o Cecane – O Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane) é uma unidade de referência para apoiar as ações do PNAE no estado, com equipe local formada pela UNIR, para execução das atividades nas áreas prioritárias do PNAE e nas formas de atuação definidas pelo FNDE. O Cecane também visa promover levantamento e organização de dados sobre a demanda da alimentação escolar e da produção da agricultura familiar, avaliação dos obstáculos e sugestões de soluções para que ocorra a oferta da produção da agricultura familiar na alimentação escolar em municípios de Rondônia para atendimento das resoluções do PNAE. 

Além disso, também promove capacitações por exemplo, sobre fornecimento de gêneros alimentícios da agricultura familiar para a merenda escolar, aspectos legais da compra, aos produtores familiares que vendem para o PNAE, também para os gestores, nutricionistas e conselheiros que executam e acompanham o desenvolvimento do PNAE nas escolas. Em Rondônia, o Cecane funciona no espaço da UNIR em Presidente Médici, além de também estar presente em escolas, associações, sindicatos, dentre outros que ficam nos municípios selecionados. 

  

Municípios selecionados em Rondônia 

POLOS 

CIRCUNVIZINHOS 

Jaru 

Governador Jorge Teixeira, Theobroma e Vale do Anari 

Ouro Preto do Oeste 

Nova União, Mirante da Serra e Vale do Paraíso 

Alvorada do Oeste 

Castanheiras, Presidente Médici, Teixeirópolis e Urupá 

São Francisco do Guaporé 

São Miguel do Guaporé, Seringueiras e Costa Marques 

 

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.