Aberta submissão de propostas para o Pibic e Pitibi 2024-2025


Publicado em: 11/04/2024 09:29:25


STORIESA Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propesq), da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), abriu o período de submissão projetos para o ciclo 2023-2024 do Programa Institucional de Bolsas e Trabalho Voluntário de Iniciação Científica (Pibic) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti).

Os processos seletivos são voltados aos docentes da UNIR para submissão de projetos e planos de trabalho para o Pibic e Pibiti, que posteriormente irão conceder bolsas de estudo e registrar discentes voluntários para o ciclo 2024-2025. Os docentes interessados podem realizar as inscrições via Sistema Sigaa/UNIR até o dia 01 de maio para os dois programas.

De acordo com os editais, professores e pesquisadores doutores podem inscrever até dois projetos e serem contemplados com até duas unidades de bolsas para alunos em cada um dos editais abertos (Pibic e Pibiti). Também poderão inscrever até dois planos de trabalho para voluntários em cada projeto, totalizando quatro orientandos por professor-pesquisador doutor em cada edital.

Já os professores mestres poderão inscrever um projeto de pesquisa e solicitar uma unidade de bolsa, além da possibilidade de inscrição de mais um plano de voluntário no projeto, totalizando dois orientandos por professor/pesquisador mestre em cada edital.

Neste ciclo serão disponibilizadas 192 cotas de bolsas para o Pibic, divididas nas modalidades Pibic CNPq e Pibic UNIR. Já para o Pibiti serão 22 cotas de bolsas divididas entre as modalidades Pibiti CNPq e Pibiti UNIR.

Seleção de alunos bolsistas e voluntários – Os alunos interessados em participar dos programas já podem procurar os professores-pesquisadores de seus departamentos para conhecer seus respectivos projetos de pesquisa e identificar as possibilidades de integrar futuramente um dos programas. Porém, somente após a divulgação do resultado final dos editais, previsto para 09/07/2024, é que os professores-pesquisadores, que tiverem projetos aprovados, poderão indicar alunos bolsistas e voluntários de acordo com as cotas de bolsas a que tiverem acesso. Os professores contemplados têm liberdade para estabelecer os critérios de seleção dos alunos que participarão do programa sob sua orientação, considerando o mérito acadêmico dos estudantes/candidatos e as caracterísicas da pesquisa a ser desenvolvida.

Pibic e Pibiti – São programas voltados para acadêmicos dos cursos de graduação da UNIR que visam preparar os estudantes para o desenvolvimento de pesquisas científicas e estimular a formação de novos talentos pesquisadores. Cada ciclo do programa tem duração de 12 meses, com vagas para alunos bolsistas e voluntários atuarem em projetos de pesquisa orientados por docentes da UNIR. Ao final de cada ciclo, os alunos apresentam publicamente os resultados dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano para serem avaliados por pesquisadores em um evento científico, o Seminário Final.

Acesse aqui o edital do Pibic 2024/2025. E aqui o edital do Pibiti 2024/2025.



Dúvidas sobre o edital do Pibic:

E-mail: pibic@unir.br

Dúvidas sobre o edital do Pibiti:

E-mail: citt@unir.br

Tel: (69) 2182-2171

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.