Publicado em: 05/08/2024 08:54:27
A Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (Procea) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), por meio da Coordenação de Atenção a Pessoas com Necessidades Especiais (Capnes), prorrogou, até o dia 11 de agosto, as inscrições para Bolsa Monitoria Especial 2024. O edital pode ser consultado neste link e as inscrições são efetuadas aqui. As bolsas são destinadas aos acadêmicos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, e os contemplados farão o acompanhamento de alunos da UNIR com deficiência ou Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD).
A presença dos monitores especiais contribui significativamente para a acessibilidade e inclusão dos alunos com deficiências e/ou TGD, promovendo um ambiente educacional mais equitativo e acolhedor. São 65 vagas, com formação de cadastro reserva, distribuídas entre os campi de Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Porto Velho, Rolim de Moura e Vilhena, para concessão de bolsas no valor de R$ 700,00.
Poderão participar da seleção os estudantes matriculados em qualquer curso de graduação da UNIR, desde que estejam comprovadamente em situação de vulnerabilidade socioeconômica, ou seja, possuam renda familiar de até um salário mínimo e meio por cada pessoa da família.
O bolsista selecionado deverá acompanhar outro aluno com deficiência física, auditiva, visual, mental e/ou TGD, auxiliando-os em suas atividades acadêmicas em sala de aula e com quaisquer outras atividades ligadas diretamente ao curso.
Processo seletivo - A seleção será constituída de três etapas: inscrição e envio de documentação prevista no edital; avaliação da carta de motivação, em que o candidato deverá expor sua motivação em atuar como bolsista monitor especial; e entrevista online, com tempo previsto de 15 minutos de duração.
Bolsa Monitoria Especial 2024
Inscrições: até o dia 11 de agosto de 2024, neste link
Público alvo: discentes de graduação da UNIR em situação de vulnerabilidade econômica
Para saber mais sobre os critérios, acesso o edital presente no link a seguir: https://procea.unir.br/noticia/exibir/32081