Professora da UNIR recebe diploma de afiliada da Academia Brasileira de Ciências


Publicado em: 07/08/2024 09:55:04


MRS_7860-scaled

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) sediou no dia 6 de agosto de 2024 o Simpósio de Diplomação dos Membros Afiliados da Academia Brasileira de Ciências (ABC) da Região Norte 2024-2028. O evento foi promovido pela Academia Brasileira de Ciências e entregou diplomas a cinco cientistas de excelência, entre eles a professora Karen Janones da Rocha, docente e vice-diretora do Campus UNIR de Rolim de Moura.

O evento foi conduzido pelo vice-presidente da ABC para a região, Adalberto Luis Val. Na ocasião foi realizada uma aula magna pelo professor Niro Higuchi, membro Titular da ABC, que realizou uma palestra com o tema "Proteger a Floresta Amazônica é preciso", em que abordou assuntos como conscientização ambiental, biodiversidade, clima e serviços ambientais. 

Os cinco professores eleitos para a diplomação de membros afiliados apresentaram suas pesquisas, sendo eles Aurora Miho Yanai Nascimento (Inpa, Ciências Biológicas), Sonaira Souza da Silva (Ufac, Ciências Biológicas), Karen Janones da Rocha (UNIR, Ciências Agrárias), Pedro Tupã Pandava Aum (UFPA, Ciências da Engenharia) e Verônica Scarpini Candido (UFPA, Ciências da Engenharia). Eles foram eleitos no final de 2023, empossados automaticamente em 1º de janeiro de 2024 e cumprirão o mandato entre os anos de 2024 e 2028. 

A professora da UNIR, Karen Janones da Rocha, ministrou uma palestra intitulada “Atuação do Grupo de Recuperação de Ecossistemas e Produção Florestal (REProFlor)”. No evento, a docente apresentou seu principal projeto dentro da UNIR, o REProFlor, vinculado ao Departamento Acadêmico de Engenharia Florestal. O projeto REProFlor atualmente é o laboratório que realiza análises em amostras de água no campus de Rolim de Moura. As análises de água rotineiras realizadas no laboratório atualmente são: Determinação de Coliformes, Dureza, Cálcio, Magnésio, Sódio, Potássio, Fósforo, Alcalinidade, Acidez, Nitrato pelo método do Ácido Cromotrópico, Nitrato pelo método Ultra-Violeta, Nitrito, pH, Condutividade, Sólidos Totais. Saiba mais sobre o projeto aqui. 

“Sabemos que fazer pesquisa na Amazônia não é uma tarefa fácil, enfrentamos inúmeros desafios desde as condições de logística até a obtenção de recursos e apoio necessário para os nossos projetos, no entanto nossa determinação e paixão pela ciência nos mantém resilientes e determinados a superar essas dificuldades. Estou particularmente feliz em ver o número crescente de mulheres pesquisadoras na Amazônia, isso representa um avanço significativo e uma fonte de inspiração para todas nós. Como pesquisadores e pesquisadoras, penso que nossa missão é clara: queremos fazer grandes contribuições para a ciência, impactando positivamente a vida de pessoas e a preservação das florestas da Amazônia”, declarou a professora Karen, agora afiliada da ABC. 

Karen Janones da Rocha - É vice-diretora do Campus UNIR de Rolim de Moura, possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Mato Grosso (2013), especialista em Georreferenciamento e Geoprocessamento de Imóveis Rurais e Urbanos pelo Instituto de Pós-Graduação e Assessoria em Educação Superior de Mato Grosso (2014) e especialista em Gestão Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (2018), mestre em Ciências Florestais e Ambientais pelo PPG-CFA/UFMT (2015) e doutora em Engenharia Florestal pelo PPG-EF/UFSM (2018). Atualmente é professora do magistério superior da Universidade Federal de Rondônia nas áreas de Manejo Florestal, Conservação de Ecossistemas Florestais e Silvicultura Preventiva. 

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.