Campus UNIR de Presidente Médici aprova projeto para a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia


Publicado em: 19/09/2024 16:26:03


Uma equipe formada por docentes, técnicos e discentes do campus de Presidente Médici da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) aprovou o projeto “Semeando Jovens Cientistas Rondonienses: um pacto a conservação do bioma Amazônia e o desenvolvimento sustentável” na chamada CNPq/MCTI Nº 08/2024, que apoiará eventos e atividades de divulgação e popularização da ciência, gratuitos e abertos à comunidade. Os eventos ocorrerão ao longo da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que será realizada entre os dias 14 e 20 de outubro. O tema da SNCT deste ano é “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”.

Realizada desde 2004 pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é um evento anual que tem como objetivo aproximar a população da ciência e da tecnologia. Ela acontece em todo o país, em locais públicos como escolas, universidades e espaços de pesquisa.

Na UNIR, o projeto aprovado é coordenado pela professora Elaine Almeida Delarmelinda e conta também com os profesores Clodoaldo de Oliveira Freitas, Eliane Silva Leite, Edimar Silva Pereira, Edicarlos Oliveira Queiroz, Isabelle Naemi Kaneko e Melina Franco Coradini; além dos técnicos Cesar Weigly Tarabossi Reis e Rodrigo Vieira Alves Amaral, e as discentes Gecieli do Nascimento Santos e Valéria Abreu dos Santos. Destaca-se que esta é a terceira aprovação consecutiva de projetos desta equipe no âmbito da SNCT.

Esse projeto visa realizar divulgação científica e tecnológica em Rondônia, mostrando à comunidade a importância da ciência para o desenvolvimento social e preservação dos biomas brasileiros, além de apresentar exemplos de cientistas rondonienses, e, portanto, que as carreiras científicas são acessíveis a todos os cidadãos. Além disso, pretende divulgar o processo seletivo para ingresso de novos alunos e as políticas de assistência estudantil na UNIR. 

As ações serão realizadas por meio de ciclo de palestras, para que jovens talentos possam ser estimulados a ingressar em cursos de ensino superior da UNIR e seguir carreiras técnico-científica. Ao longo do projeto, a equipe irá visitar escolas estaduais dos municípios de Ministro Andreazza, Estrela de Rondônia, Presidente Médici, Seringueiras, Alvorada do Oeste, Buritis, Monte Negro e Campo Novo de Rondônia. Estima-se que o projeto alcance um público de mais de 2000 alunos, levando conhecimento científico e sobre a Universidade a diversas escolas rondonienses. 

Confira, aqui, o resultado final da chamada.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.