Acadêmicos da UNIR vão representar Rondônia na Maratona de Programação da SBC


Publicado em: 09/10/2024 09:18:58


download-_14_ (1)Uma equipe de alunos da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) se prepara para representar o estado na etapa nacional da Maratona de Programação da SBC, que acontecerá de 8 a 10 de novembro em João Pessoa, Paraíba. Campeã na fase regional da competição, realizada em agosto, a equipe "Pato, Pardal e Pinguim" é composta pelos acadêmicos João Henrique Vieira do Carmo, Thiago Antônio Costa do Nascimento e Thauan Costa da Silva e é orientada pelo professor Marcello Batista Ribeiro, do Departamento Acadêmico de Ciência da Computação (DACC), campus de Porto Velho.

A competição de renome internacional testa as habilidades de programação, lógica e resolução de problemas em nível avançado, e o sucesso da UNIR reforça sua importância na formação de profissionais de tecnologia de ponta. Desde 2009, a universidade tem participado da Maratona de Programação da SBC com resultados significativos. Segundo o coordenador do programa UNIR Socioempreededora, Ilton Alves, a UNIR conquistou mais de 75% das competições na fase regional, que envolve Rondônia e outros estados.

"A presença frequente da UNIR nas finais nacionais da Maratona de Programação é um testemunho da qualidade de seu ensino e do comprometimento dos estudantes e professores. Com esses resultados excepcionais, a UNIR reafirma seu papel como uma das principais universidades no desenvolvimento de talentos em programação no Brasil, consolidando-se como um polo de excelência acadêmica e inovação tecnológica. A expectativa é alta para mais uma vitória na fase nacional, levando o nome de Rondônia e da UNIR ainda mais longe no cenário da programação", afirma Ilton.

Para o estudante Thauan Costa, participar do evento foi uma experiência surpreendente para ele e sua equipe, desde que tiveram a oportunidade de participar no 1º período, em um evento realizado pelo departamento. "Desde então, temos participado das maratonas ao longo dos últimos anos, sempre buscando melhorar nossas habilidades e praticando bastante, com foco na competição. Nossa preparação sempre envolveu tentar recriar o cenário da maratona, resolvendo várias questões sem consultar a internet e utilizando o tempo limite da prova. Além disso, cada um de nós resolvia questões individualmente para aumentar nosso desempenho".

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.