Publicado em: 31/12/2024 12:22:31
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulga o resultado final do PS Intercultural 2024, o processo de seleção de alunos indígenas para o curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural. Foram ofertadas 50 vagas para ingresso no 2º semestre letivo de 2025 e a lista com os nomes dos candidatos “aprovados” e dos “classificados” pode ser acessada clicando aqui.
Na divulgação do resultado final, a situação “aprovado” significa que o candidato foi aprovado e selecionado dentro da quantidade de vagas ofertadas (50 no total) e que será convocado na 1ª chamada para matrículas. Já a situação “classificado” significa que o candidato foi aprovado, porém ficou fora do número de vagas ofertadas na primeira chamada, por isso, ficará em uma lista de espera e poderá ser convocado se houver novas chamadas para matrícula.
O critério de desempate de candidatos para ingresso no ano letivo de 2025 considerou três fatores na seguinte ordem: a) Maior pontuação na Prova Dissertativa; b) Maior número de pontos obtidos na Prova Objetiva; c) Maior idade.
Matrículas - As convocações para matrículas dos candidatos aprovados serão realizadas em data a ser definida e divulgada por meio de edital da Diretoria de Registro e Controle Acadêmico (DIRCA). Os aprovados devem acompanhar as informações nos canais oficiais do certame, acessando os seguintes links: https://processoseletivo.unir.br/certame/exibir/488 e https://deinter.unir.br/homepage.
Sobre o curso - Ofertado no Campus UNIR de Ji-Paraná, o curso de Licenciatura Intercultural é destinado à formação e habilitação de professores indígenas para atuarem escolas de Ensino Fundamental e Médio das comunidades indígenas. Por esse motivo, todos os anos o PS Intercultural é aberto exclusivamente a candidatas e candidatos indígenas que tenham concluído o Ensino Médio. Em função de suas características, o curso possui um processo seletivo próprio e também tem calendário próprio para realização das atividades acadêmicas. A formação é ministrada em regime de alternância e se constitui de dois tempos educativos: o Tempo Universidade e o Tempo Comunidade. Durante as atividades, seja na universidade ou na comunidade, a dedicação é integral.
Todas as informações sobre o PS Intercultural 2024, incluindo edital, retificações e anexos, podem ser acessadas no portal de processos seletivos da UNIR, ou diretamente no endereço eletrônico https://processoseletivo.unir.br/certame/exibir/488.