Publicado em: 25/03/2025 08:39:14
A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da UNIR realiza, no dia 28 de março de 2025, das 8h30 às 12h, o 1º Seminário das Licenciaturas, evento online que abordará a reformulação curricular dos projetos pedagógicos das licenciaturas à luz da Resolução CNE/CP Nº 4, de 29 de maio de 2024. O evento será transmitido por meio do Canal da UNIR no YouTube, e pode ser acessado neste link.
O seminário será realizado ao longo de 2025 em cinco encontros, e terá início com a palestra de abertura, ministrada pelo professor Júlio Emílio Diniz Pereira, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), além de um momento de debate e esclarecimento de dúvidas.
O primeiro encontro visa proporcionar um panorama geral e discutir os impactos da nova normativa, que exige a reformulação das matrizes curriculares dos cursos de licenciatura, destacando desafios e possibilidades para a formação inicial dos professores. A a nova resolução estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial de professores da Educação Básica.
Considerando a publicação da resolução, a Prograd, com o objetivo de proporcionar uma análise crítica e propositiva para subsidiar os cursos de licenciatura nos processos de revisão curricular frente à nova resolução para formação de professores no País, realizará em 2025, entre os meses de março e junho, ações que promovam espaços de discussão, problematização e encaminhamentos de propostas para as reformas curriculares construídas em parceria com os cursos de graduação em licenciatura.
Sobre o palestrante - Júlio Emílio Diniz é professor titular da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG. É Doutor em Educação (Sociologia do Currículo e da Formação de Professores) pela University of Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos (2004). Como professor em dedicação exclusiva da UFMG desde 1997, além de inúmeras representações acadêmicas, coordenou o Núcleo de Assessoramento à Pesquisa da Faculdade de Educação e assumiu a Coordenação Pedagógica do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid/FaE/UFMG). Foi professor visitante em universidades estrangeiras, como a Monash University e a University of Washington-Seattle. É membro de associações e conselhos científicos, incluindo a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd).
Atualmente, coordena a Coleção Docência da Editora Autêntica e é editor-chefe da Formação Docente - Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores. Desenvolve e orienta pesquisas sobre as seguintes temáticas: políticas públicas, legislação e reformas curriculares na formação de professores; profissão, trabalho e identidade docente; aprendizagem da docência e construção de saberes docentes; a epistemologia da experiência na formação docente; pesquisas narrativas na formação de professores; pesquisa sobre e na formação docente; formação de educadores, diversidade cultural e movimentos de luta por justiça social. Diniz-Pereira tem 74 artigos publicados na área da formação de professores, em periódicos nacionais e estrangeiros. É autor de dois livros: Formação de professores: pesquisas, representações e poder (Belo Horizonte, Autêntica, 2000) e How the Dreamers are Born: Struggles for Social Justice and the Identity Construction of Activist Educators in Brazil (New York, Peter Lang, 2013).
Programação |
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8h30 | Mesa de Abertura com participação da Reitoria, PROGRAD e outras autoridades |
9h-11h | Palestra do Prof. Júlio Emílio Diniz Pereira da Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG |
11h-12h | Dúvidas |
1º Seminário das Licenciaturas: A reformulação curricular dos projetos pedagógicos das licenciaturas à luz da Resolução CNE/CP Nº 4, de 29 de maio de 2024
Data: 28 de março das 8h30 às 12h
Local: transmissão online (acesse aqui)
Público-alvo: discentes e docentes