UNIR mantém conceito de excelência no Índice Geral de Cursos do MEC


Publicado em: 16/04/2025 11:47:57


Com a divulgação das notas do Exame Nacional de Desenpenho dos Estudantes (Enade) 2023, pelo Inep/MEC, no último dia 11 de abril, a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) manteve seu padrão de qualidade no ensino superior com a nota 4 no IGC - Índice Geral de Cursos.

“A nota 4 é um conceito que representa um alto nível de qualidade no ensino superior. Estamos muito perto do conceito máximo, que é 5, e vamos continuar trabalhando com excelência e ofertando ensino superior gratuito e de qualidade na UNIR, que é única universidade pública do estado”, afirmou a reitora Marília Pimentel.

A edição de 2023 do Enade avaliou os cursos de bacharelado da UNIR nas área de saúde, engenharias e ciências agrárias. Do total de 11 cursos participantes, dois tiraram nota 5 e três tiraram nota 4 na prova, as mais altas do conceito que vai de 1 a 5.

Enfermagem, do Campus de Porto Velho, e Engenharia de Produção, do campus de Cacoal, foram os cursos que alcançaram o conceito máximo 5. Já a segunda melhor nota na avaliação, 4, foi obtida pelos cursos de Agronomia, de Rolim de Moura, Medicina e Engenharia Civil, os dois últimos de Porto Velho.

O Enade – O exame tem por objetivo avaliar os cursos e as Instituições de Ensino Superior a partir do desempenho dos estudantes, e o resultado da prova é utilizado para calcular os seguintes Indicadores de Qualidade da Educação Superior: Conceito Enade; Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD); Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).

Da realização do Exame derivam duas notas: a Nota Enade, que é o conceito atribuído aos estudantes, variando de 0 a 100; e  o Conceito Enade, que é o conceito atribuído ao curso e pode variar de 1 a 5. O Conceito Enade é pela média das notas do Enade de todos os alunos que realizaram o Exame.

O IGC - Na média de todos os cursos avaliados da Instituição no Enade, pelo IGC, a UNIR manteve o conceito 4, que indica que uma instituição de ensino superior tem um ensino de qualidade, reconhecido pelo Ministério da Educação.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.