Publicado em: 05/05/2025 19:21:03
A Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (Procea) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) abriu chamada pública (acesse aqui) para novas adesões ao Cadastro Único à Concessão de Auxílios, o Cuca.
O período para novas adesões e atualizações vai do dia 5 ao dia 18 de maio de 2025, via Sistema Sigaa/UNIR (acesse aqui). A Procea ressalta que os alunos que possuem cadastro com vencimento até o segundo semestre (2025.2) devem realizar nova adesão agora, para fins de atualização documental e com o intuito de continuarem no cadastro para recebimento de auxílios fututos.
Neste momento, a equipe multidisciplinar da Procea dará prioridade à análise socioeconômica dos estudantes ingressantes no semestre 2025.1 e àqueles cadastros validados com vencimento previsto para os próximos seis meses.
Os acadêmicos que já tiveram seu cadastro validado recentemente não precisam realizar nenhum procedimento adicional, uma vez que o cadastro tem validade de dois anos e continuará sendo considerado para futuras concessões de auxílios e bolsas.
Atenção, alunos! Esta chamada é somente para novas adesões dos estudantes de graduação da UNIR ao cadastro Cuca ou para eventuais atualizações dos dados do cadastro, mas as inscrições para recebimento efetivo dos auxílios e bolsas só serão realizadas futuramente, em novo edital a ser divulgado pela Procea.
Cuca - O cadastro Cuca é um banco de dados dos pareceres socioeconômicos dos estudantes de graduação da UNIR, que são utilizados nos processos seletivos de concessão de auxílios e bolsas pela Procea. Atualmente, é a única forma de acesso dos acadêmicos aos programas da assistência estudantil da UNIR. Somente com o cadastro validado no Cuca é que os estudantes poderão concorrer, posteriormente, ao recebimento dos auxílios e bolsas ofertados pela UNIR.
Etapas da adesão - A adesão ao Cuca ocorre exclusivamente via Sistema Sigaa/UNIR. O acadêmico deverá buscar o menu “Bolsas”, depois “Cadastro Único” e “Aderir”. Depois disso, as etapas da adesão são as seguintes:
1) preenchimento do formulário socioeconômico no Sigaa;
2) cadastro dos integrantes do grupo familiar;
3) informe da renda bruta mensal de cada familiar e
4) inserção da documentação comprobatória solicitada na chamada pública para adesão ao Cuca.
Neste link (clique aqui) e abaixo estão disponíveis a íntegra da chamada pública; a relação de documentos necessários; o passo a passo para adesão ao Cuca e demais sistemas necessários (Sou.Gov e Lattes); entre outras orientações gerais sobre o procedimento de adesão.
Anexos e orientações