Publicado em: 13/08/2025 20:06:17
A Universidade Federal de Rondônia, UNIR, teve confirmadas obras e expansão de sua estrutura durante a visita do presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, e do ministro da Educação, Camilo Santana, a Porto Velho, ocorrida na sexta‑feira, 8 de agosto. No evento, que aconteceu no Teatro Estadual Palácio das Artes, foram feitos os anúncios de investimentos significativos para Rondônia e particularmente para a UNIR. Foram realizadas a assinatura da Ordem de Serviço para concluir o Teatro Universitário, no campus de Porto Velho; a inauguração da Clínica Escola Veterinária, no campus de Rolim de Moura; e a assinatura de Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para implantação do Hospital Universitário da UNIR, também em Porto Velho, que acontecem em parceria com a Prefeitura de Porto Velho e com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, Ebserh.
A reitora Marília Pimentel ressaltou o significado das entregas realizadas à Universidade: “As conquistas como o início da implantação do Hospital Universitário é um marco histórico para a cidade, o estado, e algo há muito tempo esperado pela comunidade acadêmica. O HU será um centro de ensino, pesquisa, extensão e atendimento de excelência. É uma conquista imensa para todos nós, além da confirmação da conclusão das obras do nosso Teatro Universitário, e a inauguração da Clínica Escola Veterinária, no campus de Rolim de Moura”.
O ministro Camilo Santana lembrou que “ter pelo menos um hospital universitário em todos os estados brasileiros foi um pedido do presidente Lula”, e enfatizou que “o hospital universitário é hospital do SUS, ou seja, é um hospital público de ensino, mas que atende a população”. Ele destacou que apenas três estados ainda não tinham hospitais universitários — Roraima, Acre e Rondônia — e afirmou que “aqui, em Porto Velho, nós vamos colocar R$ 85 milhões por ano para manter o hospital e vamos ampliar a capacidade de 50 para 150 leitos”.
O presidente Lula afirmou que não se “pode viver em um país que de acordo com o berço que nasce você vai ser doutor ou pedreiro. A Educação é uma obsessão para mim”. O presidente ainda se comprometeu a retornar a Porto Velho “para inaugurar o hospital universitário”. Durante o evento também foi inaugurada oficialmente a Clínica Escola Veterinária da UNIR, no campus de Rolim de Moura, concluída em março de 2025, como parte das obras finalizadas por meio do Novo PAC Educação, e que será o principal centro de práticas para estudantes de Medicina Veterinária da UNIR, curso ofertado no Campus de Rolim de Moura. Além deste curso, outros das áreas de sanidade animal e ciências agrárias, oferecidos pela UNIR, irão se beneficiar com a estrutura da clínica. No mesmo evento também foi assinada a ordem de serviço para conclusão do Teatro Universitário da UNIR, no campus Porto Velho.
Impactos para o ensino e a sociedade – A implantação do Hospital Universitário da UNIR representa um avanço fundamental para o ensino e a assistência em saúde na região. Quando concluído o HU contará com 150 leitos e estará totalmente integrado ao SUS, com atendimentos totalmente gratuitos, além de ter um papel fundamental como centro de ensino, pesquisa e extensão. Isso permitirá a formação de profissionais de medicina e enfermagem, cursos já oferecidos pela UNIR, além da possibilidade de ampliar a oferta de vagas e a implantação de novos cursos da área de saúde, fortalecendo a integração entre educação e atendimento à população.
Já a Clínica Escola Veterinária será um espaço de formação prática essencial para os estudantes de sanidade animal e ciências agrárias, atendendo também à comunidade regional com serviços especializados. A aproximação entre ensino e vínculo com a sociedade reforça o compromisso da UNIR com a interiorização e com o desenvolvimento sustentável. A diretora do Campus da UNIR em Rolim de Moura, professora Mayra Araguaia, que também é docente do curso de Medicina Veterinária, destacou que “a inauguração da Clínica Escola é a conclusão de um processo longo, e a confirmação de um compromisso assumido com o campus de Rolim de Moura. Vamos oferecer ainda mais serviços para a população da Zona da Mata e nossos alunos serão ainda melhor formados”.
A conclusão do Teatro Universitário, por sua vez, representa recuperação de patrimônio, valorização cultural e oferta de infraestrutura para cursos de arte e atividades acadêmicas, promovendo vivências culturais e fortalecendo a identidade acadêmica. A obra, retomada em 2025, também é parte do Novo PAC Educação, e vai ser o principal espaço de eventos da UNIR, com mais de 400 lugares. A estrutura poderá receber atividades como apresentações culturais, aulas de artes cênicas, visuais, música e eventos acadêmicos.
Em seu conjunto, essas entregas e anúncios - Hospital Universitário, Clínica Veterinária e Teatro Universitário - promovem um ambiente acadêmico fortalecido e robusto, com infraestrutura estratégica para formar profissionais e atender demandas essenciais da sociedade de Rondônia. “Este momento marca um avanço fundamental no trabalho que a UNIR vem desenvolvendo, e precisamos comemorar as conquistas, e também olhar para frente, pois ainda há muito a ser feito para garantir as estruturas para nossa Universidade. Em breve vamos inaugurar o Teatro, o HU será concretizado, a Clínica Veterinária plenamente equipada, e todas as obras que foram iniciadas nos últimos anos serão concluídas. E novas necessidades precisam começar a ser atendidas”, comemorou a reitora Marília Pimentel.