UNIR articula parceria com instituto boliviano de Formação Artística Bellas Artes


Publicado em: 25/08/2025 11:59:49


Universidade avança no diálogo com o IFA, visando cooperação acadêmica e novos projetos no âmbito da internacionalização institucional

O coordenador do Curso de Música da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), professor Cléber Maurício de Lima, participou de missão oficial ao Instituto de Formação Artística Bellas Artes (IFA), em Trinidad, Bolívia, nos dias 9 e 10 de agosto de 2025. A visita marcou o início de tratativas para uma parceria acadêmica e cultural entre as instituições, voltada principalmente às áreas de Música e Artes Visuais.

Durante a agenda, o professor reuniu-se com o reitor do IFA, professor Darkin Burga Hurtado, e com lideranças e autoridades locais de educação e cultura, entre elas as professoras Blanca Nieve Moreno Cordova, diretora de Educação e Cultura do Governo Autônomo Departamental do Beni, e Danitza Mendoza Cardozo, subdiretora de Educação Profissional Superior do Beni. O encontro discutiu possibilidades de convênios, intercâmbios e projetos conjuntos de ensino, pesquisa e extensão.

Para o professor Cléber, a aproximação representa um passo importante na internacionalização da UNIR: "Esta parceria fortalece o interesse da universidade em estabelecer laços de cooperação acadêmica e cultural com instituições da Bolívia. Rondônia e Beni compartilham desafios semelhantes, e devemos aproveitar o momento de integração regional, simbolizado pela futura ponte binacional sobre o rio Mamoré, para desenvolver projetos conjuntos. O que vi e ouvi nesta noite de apresentações artísticas demonstra a rica tradição e a trajetória dos 40 anos do IFA Bellas Artes. Espero que possamos iniciar uma colaboração frutífera nas áreas de artes e educação, e levo à reitora da UNIR, professora Marília Pimentel, perspectivas muito positivas de trabalhos conjuntos."

As lideranças bolivianas também ressaltaram o potencial da colaboração. A professora Danitza Mendoza avaliou que o vínculo com a UNIR é uma grande oportunidade para fortalecer a cooperação interinstitucional, bem como a educação artística, por meio de projetos de extensão acadêmica como workshops, programas culturais e projetos de difusão social. Já o reitor Darkin Burga destacou o compromisso do IFA em ampliar intercâmbios artísticos e culturais e convênios, tanto em nível nacional quanto internacional, afirmando que a parceria com o Brasil pode “criar pontes de conhecimento e experiências que beneficiem estudantes e docentes de ambas as nações”.

Além das reuniões institucionais, a agenda da programação incluiu visita às instalações do IFA, participação em ensaio do coral e atividades comemorativas pelos 40 anos da instituição e pelo Bicentenário da Bolívia. O professor Cléber assistiu ao descerramento dos murais "Sinfonía de Colores en la Amazónica Salvaje" e "Tributo a las Danzas del Beni", ambos produzidos por estudantes do Curso de Artes Plásticas, e a um recital que reuniu coral, fanfarra, orquestra de cordas e grupos de mariachis.

No encerramento da missão, o reitor do IFA acompanhou o professor Cléber em visita ao Ponto Cultural e Turístico de Cachuela Esperanza, às margens do rio Beni, onde se encontra o histórico Teatro General Pando, atualmente em processo de deterioração e à espera de restauração. O teatro apresenta o mural Memorias del Caucho y la Castaña - pintado pelo profesror Darkin em 2008, quando o espaço ainda estava ativo, antes das inundações de 2014 - entre outros monumentos artísticos que também precisam de restauração.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.