Publicado em: 01/09/2025 11:52:03
Professores da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) fazem o lançamento de dois livros nas áreas de Educação e Estudos Linguísticos Indígenas e de Geografia. Todas as publicações estão relacionadas às atividades de ensino, pesquisa e extensão dos professores no âmbito da UNIR e estão disponíveis gratuitamente para o público nas respectivas plataformas de lançamento, com links disponíveis no final do texto.
Na área de Educação e Estudos Linguísticos Indígenas foi lançado o livro “Línguas Indígenas de Sinais (LIS)”. A obra foi organizada por Altaci Correa Rubim e David Kaique Rodrigues dos Santos, com coautoria da professora Indira Simionatto Stedile Assis Moura (DLibras/UNIR), e reúne contribuições de diversos autores comprometidos com as políticas linguísticas e os direitos linguísticos dos povos indígenas no Brasil. A publicação integra um conjunto de quatro cartilhas temáticas desenvolvidas pelo GT Nacional no âmbito da Política Linguística para as Línguas Indígenas - do qual a professora Indira é integrante. Com o propósito de reconhecer, promover e proteger as formas de comunicação dos povos indígenas surdos, a cartilha visa, também, divulgar o trabalho do GT e sensibilizar instituições e comunidades sobre o papel essencial dessas línguas na diversidade linguística e cultural brasileira.
O livro na área de Geografia é o “Caderno de Resumos Científicos – Território, Ciência e Formação na Amazônia (2020–2024)”, organizado pela professora Maria Madalena de Aguiar Cavalcante (UNIR) em parceria com duas doutorandas e um mestrando do Programa de Pós-Graduação em Gegrafia (PPGG) da UNIR. O Caderno é um e-book que reúne as pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa em Geografia e Ordenamento do Território na Amazônia (GOT-Amazônia), criado em 2017 e vinculado à Universidade Federal de Rondônia. A publicação apresenta resultados de quatro anos de pesquisa reunidos em 20 trabalhos disponíveis na publicação. Os estudos revelam a complexidade da Amazônia, abordando hidrelétricas, pandemia, ordenamento territorial, áreas protegidas e fronteira agrícola. "Mais do que um registro, este caderno é espaço de diálogo, formação e transformação", destacam os autores.
Veja as obras lançadas abaixo.
Caderno de Resumos Científicos – Território, Ciência e Formação na Amazônia (2020–2024);
Organizadores (as): Maria Madalena de Aguiar Cavalcante, Laila Cíntia Mota Belforte, Bárbara Elis Nascimento Silva e Rafaela da Silva Pereira Reis;
Área do conhecimento: Geografia e Ciências Humanas;
Resumo da obra: O Caderno de Resumos Científicos do GOT-Amazônia (2020–2024) é um e-book que reúne as pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa em Geografia e Ordenamento do Território na Amazônia (GOT-Amazônia), criado em 2017 e vinculado Universidade Federal de Rondônia. A publicação se organiza a partir de três eixos conceituais — Território, Ciência e Formação — que norteiam a atuação do grupo e consolidam seu papel como espaço de produção crítica e colaborativa de conhecimento. O território aparece como categoria central de análise, permitindo compreender os processos sociais, políticos, econômicos e ambientais que moldam a região amazônica; a ciência traduz o compromisso com uma produção interdisciplinar, rigorosa e transformadora, voltada à superação de desigualdades; e a formação expressa o empenho em qualificar estudantes e jovens pesquisadores por meio de práticas investigativas comprometidas com os desafios concretos da região. O Caderno materializa os princípios que orientam a trajetória do grupo desde sua criação. Ao reunir em uma única publicação resultados e reflexões produzidos ao longo dos colóquios, o grupo oferece à comunidade acadêmica e à sociedade um panorama abrangente das principais questões que desafiam a Amazônia contemporânea. A obra se consolida como espaço de memória, interlocução e divulgação científica, reafirmando o compromisso do grupo com a produção de conhecimento crítico, interdisciplinar e socialmente relevante. Mais do que um registro de pesquisas, o caderno é a expressão de um esforço coletivo por uma ciência engajada, que reconhece a importância do território como categoria central e aposta na formação de novas gerações para dar continuidade à reflexão e à ação transformadora.
Link para download/acesso gratuito: Acesse aqui.
Línguas Indígenas de Sinais (LIS)
Organizadores: Altaci Correa Rubim & David Kaique Rodrigues dos Santos
Autores: Alessandro dos Santos Inhape, Andressa Muniz da Silva Mamende, Claudia Ester Soares Candia, Davi Luiz Nascimento dos Santos, David Kaique Rodrigues dos Santos, Domingos de Souza Araújo, Eliane Alves Lima, Indira Simionatto Stedile Assis Moura, Lizlyn Peres Almeida, Bruno Henrique da Silva, Maria Daniela Mendes e Shirley Vilhalva.
Área do conhecimento: Linguística / Estudos Linguísticos Indígenas / Educação
Resumo da obra: A Cartilha das Línguas Indígenas de Sinais (LIS), organizada pelo GT Nacional das LIS do Brasil, foi desenvolvida para apoiar diretrizes e ações voltadas especificamente para as línguas indígenas sinalizadas. A iniciativa está inserida na Década Internacional das Línguas Indígenas (2022–2032), com o propósito de reconhecer, promover e proteger as formas de comunicação dos povos indígenas surdos. A cartilha também visa divulgar o trabalho do GT Nacional das LIS e sensibilizar instituições e comunidades sobre o papel essencial dessas línguas na diversidade linguística e cultural brasileira. A obra integra um conjunto de materiais que contemplam também temas como cooficializações, o Português Indígena (Braslind) e políticas públicas voltadas à revitalização das línguas originárias.
Link para download/acesso gratuito: Clique aqui
Fonte: UNIR