Publicado em: 22/10/2025 12:01:14
Atividade realizada no Campus de Ji-Paraná integrou a programação do Outubro Rosa e destacou histórias de superação, autocuidado e esperança
Com relatos emocionantes e trocas marcadas pela empatia e acolhimento, o projeto de extensão UNIR + Saúde e Cidadania promoveu na noite de 20 de outubro, no auditório do Campus da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) em Ji-Paraná, a roda de conversa "Vozes que Inspiram: o que acontece depois do diagnóstico?". O evento reuniu mulheres que enfrentaram o câncer de mama e compartilharam suas vivências de enfrentamento, superação e reconstrução da vida.
A atividade teve como proposta principal oferecer um espaço de escuta e diálogo, em que mulheres que passaram pelo diagnóstico e tratamento do câncer de mama pudessem dividir suas histórias reais e inspiradoras com integrantes da cominidade acadêmica. Os relatos evidenciaram não apenas os desafios físicos e emocionais enfrentados durante a doença, mas também a força, a solidariedade e o poder transformador do apoio mútuo no processo de cura.
Segundo os organizadores do evento, além de sensibilizar o público sobre a importância do apoio emocional, do autocuidado e da prevenção, o encontro buscou inspirar outras mulheres a enfrentarem o câncer com coragem e a ressignificarem suas trajetórias após o diagnóstico. A proposta reforçou que, mesmo diante das dificuldades, é possível reconstruir a autoestima, fortalecer vínculos e encontrar novos caminhos.
Integrando as ações do Outubro Rosa, campanha internacional de conscientização sobre o câncer de mama, a iniciativa reafirma o compromisso da UNIR com a promoção da saúde, da cidadania e da valorização da vida por meio da educação e do diálogo comunitário.