Publicado em: 13/11/2025 11:36:52
Em quatro anos, 27 cursos da Universidade obtiveram conceitos de excelência — Onze com nota máxima (5) e 16 com conceito 4 nas avaliações do MEC
O curso de Licenciatura em Educação do Campo, ofertado no Campus de Rolim de Moura da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), obteve nota máxima (5) na avaliação in loco do Ministério da Educação (MEC), sendo o 11° curso da UNIR a ter essa conquista. O resultado confirma a excelência da formação oferecida e a preparação de docentes qualificados para atuar em escolas do campo na região amazônica.
No curso de Educação do Campo, a comissão de avaliação destacou a qualificação do corpo docente, formado majoritariamente por mestres e doutores, e o engajamento dos estudantes em pesquisa, extensão, monitorias, iniciação científica e estágios supervisionados. A estrutura curricular, alinhada às Diretrizes Curriculares Nacionais, foi considerada adequada para a formação de professores para a Educação do Campo.
O relatório também ressalta a infraestrutura do campus, com laboratórios equipados e biblioteca atualizada, a gestão participativa e a integração entre ensino, pesquisa e extensão, além da atenção do curso à realidade regional. O Núcleo Docente Estruturante (NDE) e as práticas pedagógicas distribuídas desde o início da graduação, em articulação com escolas da rede pública por meio de convênios com a SEDUC, foram apontados como diferenciais importantes.
Cursos da UNIR com conceitos de excelência nas avaliações do MEC
O curso de Educação do Campo se soma a outras 10 graduações da UNIR que também receberam conceito 5 em avaliações recentes do MEC. E, além dos onze cursos com nota máxima, outros 16 cursos da UNIR obtiveram conceito 4, considerado muito bom, nas avaliações do MEC realizadas nos últimos quatro anos.
Ações institucionais fortalecem a qualidade dos cursos da UNIR
Os resultados refletem o esforço coletivo que envolve a gestão da UNIR e a comunidade acadêmica em um processo contínuo de melhorias e qualificação institucional, com destaque para os investimentos em infraestrutura, em formação e recomposição do corpo técnico e docente.
Entre as ações que contribuíram para esses avanços, destacam-se também o assessoramento técnico-pedagógico da CPMon/Prograd - Coordenadoria Pedagógica e de Monitoramento - às coordenações de curso, com análise detalhada dos instrumentos de avaliação do MEC; simulações de visitas in loco; capacitações docentes e formações continuadas promovidas pelo programa Graduação em Foco; o acompanhamento pós-avaliação, com monitoramento de planos de melhoria; e a disseminação de boas práticas acadêmicas entre os cursos.
As parcerias institucionais, como o convênio com a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC/RO), também têm fortalecido o componente de estágio supervisionado e ampliado as experiências formativas dos estudantes.
Conforme a Prograd, “os resultados refletem o trabalho articulado da Pró-Reitoria, da CPMon, das coordenações de curso, dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) e dos departamentos acadêmicos, reforçando o compromisso da Universidade com a qualidade, a inovação e a excelência da formação oferecida.”