Nota de pesar e de solidariedade à comunidade da Fimca-Porto Velho


Publicado em: 07/02/2026 09:12:33


A Universidade Federal de Rondônia, UNIR, manifesta seu mais profundo pesar e indignação frente à terrível violência que resultou no brutal assassinato da professora Juliana Mattos de Lima Santiago ocorrido dentro da sala de aula onde lecionava na noite desta sexta-feira, dia 06/06, no Centro Universitário Aparício de Carvalho, Fimca, em Porto Velho.

O ataque a uma professora durante seu trabalho em sala de aula causa indignação e é da mais absoluta gravidade. Uma vez mais é demonstrada a persistência da violência de gênero que vitimiza mulheres em diferentes espaços da sociedade e que deve ser combatida e prevenida. Neste episódio a vítima foi a professora Juliana Santiago enquanto ministrava aulas, o que impacta não somente a comunidade da Fimca, mas todas as comunidades acadêmicas de Porto Velho, de Rondônia, e brasileira.

Neste momento de profunda dor e luto, a UNIR apresenta total solidariedade e acolhimento aos familiares, colegas, amigos e alunos da professora Juliana Santiago, e a toda a comunidade da Fimca.