Publicado em: 11/02/2026 10:02:26
Alunos e professores do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), campus de Rolim de Moura, participam, em janeiro deste ano, da implantação de uma área experimental de silvicultura e melhoramento genético de espécies florestais nativas.
A ação foi desenvolvida em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Fundação Bezos Earth, e integra um projeto nacional de fomento à silvicultura de espécies nativas no Brasil.
Esta é a primeira unidade implementada em Rondônia, no município de Porto Velho, no âmbito da parceria. A área está localizada no entorno do reservatório da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio e contempla o plantio de oito espécies florestais nativas com potencial madeireiro. Cada espécie ocupa um hectare, totalizando oito hectares. As árvores possuem identificação e controle das matrizes, o que permitirá estudos de crescimento e desempenho silvicultural.
A UNIR contribui com mão de obra qualificada, coordenação técnica, acompanhamento científico e atuação direta de docentes e estudantes nas atividades de implantação, manutenção e monitoramento da área, que será acompanhada pelo campus de Rolim de Moura.
Os trabalhos são desenvolvidos por alunos do curso de Engenharia Florestal vinculados ao Laboratório de Recuperação de Ecossistemas e Produção Florestal (REProFlor). Participam diretamente da ação os discentes Bruna de Lima Santos, Robson da Silva Ribeiro, Matheus Magalhães de Lima Bonfim, Daniel da Silva Lins e Iranildo de Andrade Almeida, sob coordenação da professora Kenia Quadros.
Além do plantio das mudas, o projeto inclui tratos silviculturais, adubação, poda, manejo e inventário florestal, todos com a atuação de estudantes da UNIR. "As atividades contribuem para a formação prática dos alunos e para a geração de conhecimento aplicado à silvicultura de espécies nativas na região amazônica", destaca a professora Kenia Quadros.
O projeto prevê a implantação de unidades experimentais em diferentes regiões do país, e a unidade de Rondônia se destaca pela forte atuação acadêmica e técnica da Universidade Federal.