PS UNIR Complementar 2026 - 1ª chamada de matrícula para cursos do 2º semestre com ingresso pelas notas do Ensino Médio


Publicado em: 02/07/2026 10:56:57


A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) publicou nesta segunda-feira (29/06) a 1ª chamada unificada para matrículas (acesse aqui) dos candidatos aprovados por meio das notas do Ensino médio no Processo Seletivo UNIR Complementar 2026, para cursos com ingresso no segundo semestre letivo (2026.2).

O documento apresenta a relação de convocados por curso e campus, respeitando a ordem de classificação e a disponibilidade de vagas para ações afirmativas e cotas e ampla concorrência.

Como fazer a matrícula?

A matrícula deve ser realizada exclusivamente de forma on-line, foi iniciada no dia 30 de junho e prossegue até o dia 5 de julho de 2026, pelo Portal processoseletivodiscente.unir.br/discente.

Os candidatos devem enviar a documentação exigida conforme orientações do edital de convocação. Para acessar o sistema, deverá utilizar o CPF como login e a mesma senha cadastrada no momento da inscrição no processo seletivo.

Veja aqui o tutorial de matrícula com instruções de acesso e envio da documentação.

Homologação das matrículas e recursos

Caso sejam identificadas pendências durante a análise preliminar, o candidato deverá reenviar os documentos (ressubmissão) entre os dias 8 e 9 de julho.

O resultado preliminar das análises de matrícula e das bancas de heteroidentificação será disponibilizado ao candidato no Portal de Matrículas, no dia 18 de junho.

No caso de matrícula indeferida (não homologada), o candidato poderá apresentar recurso no período de 5 a 8 de agosto, exclusivamente pelo sistema, e o resultado da análise dos recursos será divulgado no dia 10 de agosto.

Heteroidentificação

Paralelamente às matrículas também será realizada a etapa de heteroidentificação, além dos procedimentos de validação e verificação das informações prestadas pelos candidatos que concorrem às vagas de cotas e ações afirmativas.

As bancas atuarão por meio da análise da documentação exigida no ato da matrícula e de outros procedimentos detalhados na convocação (acesse aqui).

Cronograma resumido – 1ª chamada para matrículas - Cursos do 2º semestre

Publicação da convocação: 29/06
Envio de documentação: 30/06 a 05/07
Ressubmissão de documentos: 08 a 09/07
Homologação das matrículas: 14/07
Período de recursos: 05 e 06/08
Resultado dos recursos: 10/08

Início das aulas

Os candidatos que tiverem a matrícula homologada ingressarão nos cursos no segundo semestre letivo deste ano (2026.2), que terá início no dia 5 de agosto, conforme o calendário acadêmico da UNIR.

Após a realização da matrícula, o aluno deverá procurar a coordenação do seu curso para mais informações. Veja aqui a lista dos cursos de graduação da UNIR com seus respectivos sites e canais de contato.

Atendimento ao candidato

Dúvidas sobre o processo seletivo, matrícula ou outras etapas podem ser esclarecidas pelo Serviço de Orientação ao Usuário (SOU UNIR), pelo WhatsApp: (69) 2182-2016 ou e-mail: sou@unir.br.

Mais informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no Portal de Editais da UNIR, com acesso a todos os documentos referentes ao PS UNIR 2026.

Convocação para matrícula em 1ª chamada - Notas do Ensino Médio - Cursos do 2º Semestre

Fonte: UNIR