ONG Ecoporé lança Projeto Viveiro Cidadão nesta sexta-feira, 22


Publicado em: 18/11/2013 14:42:58.471


     "Ampliar as ações de recuperação de áreas degradadas nos municípios de Rolim de Moura, Novo Horizonte D´Oeste e Castanheiras, localizados na porção centro sul do estado de Rondônia, é o objetivo do Projeto Viveiro Cidadão, realizado pela Organização Não-Governamental Ação Ecológica Guaporé (Ecoporé). O lançamento ocorre nesta sexta-feira, 22, às 9 horas, no Teatro Municipal de Rolim de Moura e tem como público alvo os produtores rurais, estudantes e sociedade em geral.
    “Serão recuperados 130 hectares de áreas degradadas na sub-bacia do Rio Palha, sendo que, deste total, 100 hectares serão recuperados por meio de intervenções diretas nas áreas destinadas às matas ciliares, 6 hectares na implantação de unidades demonstrativas de sistemas de baixo carbono e 24 hectares para atender a cadastros de adesão voluntária de produtores da região interessados nas ações de reflorestamento”, disse o presidente da ONG Ecoporé e coordenador do Projeto, o biólogo Marcelo Ferronato.
   O Projeto tem duração de dois anos e é patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental. O trabalho é baseado na metodologia dos Viveiros Educadores, locais de produção de mudas de espécies vegetais, onde além de produzi-las, tem-se a intenção de utilizá-los como lugar de aprendizagem e discussão de políticas públicas, exercitando práticas e reflexões que buscam o olhar crítico sobre questões como a ética, solidariedade, responsabilidade socioambiental, inclusão social, recuperação de áreas degradadas, dentre outras possibilidades. “É um local destinado à formação das pessoas que com ele interagem”, pontuou Marcelo.
     Na ocasião, será realizada ainda a I Reunião Pública com os produtores rurais da região, onde o coordenador apresentará as metas do projeto, destacando os benefícios para região. “A adesão ao projeto é voluntária e gratuita e entregaremos também placas simbólicas a três produtores rurais que têm suas propriedades já cadastradas junto ao projeto. A intenção é ampliar a compreensão e trocar informações referentes ao projeto, aproximando a sociedade, estimulando sua participação e estreitar relacionamentos”, disse o coordenador.
     As prefeituras de Rolim de Moura, Novo Horizonte D ´Oeste e Castanheiras, a Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado (Crea-RO) são algumas das instituições parceiras do Projeto Viveiro Cidadão."

SERVIÇO:
Lançamento do projeto Viveiro Cidadão
Data: 22/11/13 (Sexta-Feira)
Local: Teatro Municipal Francisca Verônica de Carvalho, em Rolim de Moura, Rondônia
Horário: 9 horas

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.