Publicado em: 14/11/2014 11:02:00.956
A Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), através do Departamento de Educação Intercultural (DEINTER), informa a comunidade acadêmica, de modo especial a comunidade do campus de Ji-Paraná, bem como todas as lideranças, acadêmicos indígenas, que será realizada a primeira defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de uma indígena na Universidade. O TCC é da acadêmica Gisele de Oliveira Montanha, pertencente à etnia Puruborá, e tem como título “Os Mitos Do Povo Puruborá”. Gisele Montanha é aluna da primeira turma do curso de Educação Básica Intercultural e ingressou no curso em 2009.
O trabalho tem por objetivo resgatar os mitos do povo Puruborá, grupo que era considerado extinto até 1999, ano que inicia seu processo de ressurgência. A pesquisa visa contribuir com o fortalecimento da identidade étnica e da luta pela retomada da posse de suas terras ancestrais. O trabalho se estruturou com base na metodologia da história oral.
A defesa acontecerá hoje, 14, às 15 horas, na sala 3, no prédio do Departamento de Educação Intercultural em Ji-Paraná. A banca será composta pelo orientador professor mestre de História José Joaci Barboza, e terá como membros a professora mestre e antropóloga Luciana Castro de Paula e o professor mestre da área de Linguagem Intercultural Cristovão Teixeira Abrantes.
O curso
O curso Educação Básica Intercultural foi criado dentro do programa de expansão universitária (REUNI), e habilita professores indígenas para atuar no Ensino Fundamental e Médio nas escolas indígenas. Possui duração de cinco anos, sendo atualmente estruturado em duas fases. A primeira constituída de três anos que habilita para trabalhar com o Ensino Fundamental e a segunda com duração de dois anos, que capacita os alunos para atuarem no Ensino Médio. Na segunda fase os acadêmicos escolhem uma das quatro áreas de atuação: Ciências da Sociedade Intercultural, Ciências da Linguagem Intercultural, Ciências da Natureza e da Matemática Intercultural e Educação Escolar Intercultural no Ensino Fundamental e Gestão Escolar.