Publicado em: 17/10/2016 09:53:36.994
Como resultado dos debates e contribuições referentes às temáticas e à importância de Porto Velho no cenário regional, o professor Ricardo Gilson da Costa Silva, chefe do Departamento de Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), organizou duas coletâneas que reúnem os textos de palestrantes e pesquisadores convidados da UNIR, USP, UFPA, UNIFESP, UFAC, SIPAM, CPRM, McNeese State University/USA e de professores da rede pública de ensino.
As obras, intituladas Porto Velho – Urbanização e desafios para uma cidade centenária e Porto Velho – Cultura, natureza e território, são frutos de reflexões dos palestrantes que participaram da Semana de Geografia e do Encontro de Pós-Graduação em Geografia ocorridos no ano de 2014 em Porto Velho. Os livros podem ser acessados em formato e-book e em breve estarão disponíveis em formato impresso.
As obras
O professor Ricardo Gilson da Costa Silva explica que, no ano de 2014, Porto Velho vivenciou dois eventos que moldaram sua história e geografia: o centenário da cidade, construída em função da lendária Estrada de Ferro Madeira Mamoré, e a maior cheia do rio Madeira. “Os eventos proporcionaram ampla discussão na mídia local, nos grupos de pesquisa e centros universitários, somados aos impactos que possivelmente estariam desempenhando, nesse processo, as duas barragens no rio Madeira”.
Na perspectiva de construir coletivamente um conjunto de debates e reflexões, o Departamento de Geografia (DGEO), o Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) e o Centro Acadêmico de Geografia (CAGEO) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) organizaram a Semana de Geografia/Encontro de Pós-Graduação em Geografia, que, em comemoração ao centenário da capital de Rondônia, apresentou como eixo temático Porto Velho, Cidade Centenária: Espaço, Tempo e Memória.
“Para a publicação desse trabalho foi fundamental a contribuição da Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), das editoras Edufro e Temática, sem as quais teríamos muitas dificuldades em organizar as duas coletâneas e disponibilizá-las ao público”, agradeceu o docente.
Abaixo, os links para acessar as coletâneas: