Publicado em: 19/10/2016 11:28:06.683
Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 19, a formatura da segunda turma do Curso de Bacharelado em Segurança Pública da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). O Curso é fruto de um convênio firmado entre a Universidade e o Governo do Estado de Rondônia para a formação de oficiais da Polícia Militar do Estado de Rondônia. No total, 52 oficiais colaram grau.
A cerimônia de colação de grau foi realizada no auditório do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE/RO) e contou com a participação de autoridades e de familiares e amigos dos formandos. A mesa de cerimônia foi composta pelo reitor pro tempore da UNIR, professor doutor Ari Miguel Teixeira Ott, pelo coordenador do Curso de Segurança Pública, professor doutor Marcus Vinicius Rivoiro, pelo comandante geral da PM/RO, coronel Ênedy Dias de Araújo, pelo subcomandante geral da PM/RO, coronel Clairton Pereira da Silva, e pelo coordenador do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da PM/RO, capitão Agleydson Rodrigues Cavalcante.
O orador da turma, Watson Lima de Sousa, em nome dos demais, agradeceu a todos os envolvidos na realização do curso pelo privilégio de obter formação superior em um país onde poucas pessoas têm essa oportunidade e aos familiares e amigos pelo acompanhamento e apoio durante a realização do curso.
Em seu pronunciamento, o Coronel Ênedy destacou o momento histórico que essa formatura representa para o Estado, pois a PM de Rondônia completará 41 anos em novembro e esta já está com a segunda turma de oficiais formados dentro do Estado.
“A formação que os nossos oficiais tiveram aqui proporcionou a eles o conhecimento real da instituição da Polícia Militar de Rondônia, diferentemente do que seria se eles tivessem estudado em outro estado. Dessa forma, puderam apreender realmente a cultura e a doutrina interna da PM e, com isso, trabalhar pelo seu fortalecimento”, afirmou o comandante geral acrescentando que os oficiais devem manter o “espírito de servir bem à comunidade” e desejando-lhes sucesso e felicidade na nova jornada.
O reitor da UNIR fez uma breve observação sobre a violência no Brasil e no Mundo e sobre a sensação de insegurança que as pessoas vivenciam em diversos lugares. “A sociedade clama por mais segurança, mais força e também por mais diálogo. Caberá aos senhores formandos, nos momentos de estresse e de tensão, decidir a exata medida da força e a exata medida do diálogo. Acredito que a formação que vocês tiveram os capacita a tomar as melhores decisões para a sociedade”, concluiu o reitor.