Publicado em: 01/11/2016 11:51:30.262

A partir de hoje (1º) até a próxima quinta-feira, dia 3 de novembro, será realizada a I Feira de Sementes Indígenas de Rondônia: Troca de sementes, troca de saberes – Sogahy epariht e, na Aldeia Gapgir, Terra Indígena Sete de Setembro, em Cacoal – RO.
O evento é promovido pela da Associação Gãbgir do Povo Indígena Paiter Surui (Gabgirev), em parceria com a Secretaria do Audiovisual (SAv) do Ministério da Cultura (MinC) e a Fundação Nacional do Índio (FUNAI). A Feira de Sementes conta ainda com o apoio da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), por meio dos Departamentos de Engenharia Florestal, de História e do Grupo de Pesquisa Geografia Socioambiental do Campus de Rolim de Moura; da Secretaria de Agricultura de Cacoal; da Secretaria de Saúde Indígena do Ministério da Saúde e da Coordenadoria Regional de Educação de Cacoal.
O objetivo da ação é promover o fortalecimento dos povos indígenas do Brasil, a valorização dos conhecimentos tradicionais relacionados à agrobiodiversidade, da alimentação tradicional e da gestão territorial e ambiental nas terras indígenas, a partir da manutenção das práticas culturais, com base nos rituais e práticas agrícolas.
Durante os três dias serão realizadas palestras sobre sistemas agroflorestais indígenas, extrativismos da floresta, segurança e soberania alimentar, rodas de conversas e mostra de vídeos ambientais.
A Feira de Sementes contará com a participação de várias etnias como Paiter-Suruí, Cinta Larga, Sakirabiap, Aikanã, Kwasá, Arara, Gavião, Makurap, Tupari, Aruá, Wajuru, Djeoromitxí, entre outros povos indígenas.
Os não indígenas interessados em participar do evento devem entrar em contato pelo telefone 69 99302-9780 ou pelo e-mail saberestroca@gmail.com.
Mais informações estão disponíveis no blog http://sementesindigenas.blogspot.com.br/2016_10_01_archive.html.
