UNIR abre inscrições para curso de Realização Audiovisual – Montagem, com Leonardo Sette


Publicado em: 16/11/2016 09:35:01.233


            A Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulga a abertura das inscrições para o Curso Realização Audiovisual – Montagem, que será realizado em parceria com a Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte da Fundação Joaquim Nabuco, através do Centro Audiovisual Norte-Nordeste (CANNE), de 28 de novembro a 2 de dezembro de 2016, no campus de Porto Velho.
            Destinado a profissionais, professores e estudantes de comunicação, artes e audiovisual, o objetivo da capacitação é abordar de forma pontual o nascimento do cinema, da montagem, também na TV e na internet, permitindo em seguida maior foco na prática de montagem contemporânea, com análise de obras reconhecidas e situações reais de montagem em curta e longa-metragem, métodos de trabalho e questões técnicas envolvidas.
            Serão disponibilizadas 20 vagas no total. As inscrições para participação são gratuitas e podem ser feitas até dia 20 de novembro de 2016. Os interessados deverão preencher o formulário de inscrição online disponível no link https://docs.google.com/forms/d/1gdXHuXENiKTajInk7fqkFid79t_6SrxQ8Tm9sSl4vjg/viewform. No formulário de inscrição online constam os campos Carta de Intenção e Currículo que deverão ser obrigatoriamente preenchidos no próprio formulário.
            O curso será ministrado por Leonardo Sette. A atividade terá duração de 40 horas e será realizada das 8h às 18h, com intervalo de 12h às 14h, no Auditório da UAB, no Campus José Ribeiro Filho, BR 364, Km 9,5, sentido Rio Branco, Porto Velho-RO.
            Para mais informações, acesse o edital de seleção em http://www.fundaj.gov.br/images/stories/canne/editais2016/edital_realaudiovisualmontagem_portovelho_2016.pdf.
Currículo resumido do instrutor – Leonardo Sette ministrou mais de 20 oficinas de vídeo para jovens indígenas em diferentes regiões da Amazônia e em Olinda (PE) pelo projeto Vídeo nas Aldeias, através do qual produziu e montou mais de 20 curtas metragens e dois longas metragens de autoria indígena, exibidos e premiados em diversos festivais nacionais e internacionais. Ministrou oficina de cinema para jovens participantes do programa Pró Jovem, no Rio de Janeiro, em 2007, e de roteiro de documentário para jovens participantes das Oficinas Galpão, em Ibiraçu-ES, em 2010. Na França, realizou entrevistas e câmera para o longa-metragem “Crítico”, de Kleber Mendonça Filho, em 2006. Montou o documentário “L’Age d’Or du Cinéma Brésilien”, de Dominique Dreyffus, para o canal Ciné Cinéma Classic. Montou o documentário “L’Acte Inconnu”, de Raphael O’Byrne, para o canal de televisão francês ARTE. Criou núcleo audiovisual e realizou vídeos de temática ambiental para a Fundação France Libertés - Danielle Mitterand. De 2006 a 2011, colaborou com a Revista Cinética, como crítico, e em 2007 fez a cobertura do 60° Festival de Cannes como jornalista credenciado. Em 2010, contribuiu com textos críticos para os DVDs da Programadora Brasil. É codiretor do longa-metragem “As Hiper Mulheres”, exibido no festival de Rotterdam, entre outros eventos nacionais e internacionais. O seu curta “Porcos Raivosos”, em parceria com Isabel Penoni, participou da Quinzena dos Realizadores, em Cannes.