Publicado em: 16/11/2016 11:04:27.055
O Sistema de Acreditação das Escolas Médicas (SAEME) divulgou relatório com parecer favorável pela Acreditação do curso de Medicina da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). O resultado foi divulgado no dia 19 de outubro.
A avaliação é externa à Instituição, realizada de forma independente e procedida pela Associação Brasileira de Educação Médica e pelo Conselho Federal de Medicina, que criaram o SAEME.
A Comissão de Avaliação destacou a forte presença da coordenação, assim como o respeito adquirido na Universidade, junto à gestão municipal e estadual, e na cobrança por melhorias.
Outro ponto relevante destacado pela Comissão é que estudantes, vindos de várias regiões do país, compartilham positivamente do promissor desenvolvimento do curso, pois há interesse da gestão em resolver os problemas e manter uma marcha ascendente. “Existe um entendimento generalizado entre os estudantes que o curso está cada vez melhor, mais integrado entre disciplinas, com melhores professores”, diz o relatório.
O relatório destaca, ainda, a excelente inserção dos acadêmicos no Sistema Único de Saúde (SUS), sendo, possivelmente, a maior fortaleza junto com a coerência da equipe central. “Os gestores estadual e municipal e os representantes do controle social identificam nitidamente a UNIR como um parceiro central, com clara prioridade para o apoio ao curso de Medicina, em vários cenários de prática. Existe inserção precoce na atenção básica, com atividades gradativamente mais complexas”.