Pesquisadores da UNIR participaram do III CINDESPORT


Publicado em: 22/11/2016 15:45:47.42


   Os professores e pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Gestão da Inovação e Tecnologia (GEITEC) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) Flávio de São Pedro Filho, Clésia Maria de Oliveira e Wander Pereira de Souza; a professora e orientadora Maria José Aguilar Madeira Silva, do Programa de Pós-Doutorado em Gestão, na Universidade da Beira Interior (UBI), Covilhã, Portugal; e o acadêmico Gleyson de Azevedo Reino apresentaram o artigo Inovação das Práticas na Logística de Transporte de Biocombustíveis no Rio Madeira, no III Congresso Internacional de Desempenho Portuário (CINDESPORT).
   O evento aconteceu no período de 16 a 18 de novembro, em Florianópolis-SC.
  O artigo ressalta a importância de pesquisa em inovação voltada para operacionalidade logística no Rio Madeira, para que sirva de exemplo do desempenho junto à sociedade, governos, e usuários de transportes de cargas na Amazônia. O artigo completo pode ser acessado nos anais do III CIDESPORT, no link http://cidesport.com.br/sites/default/files/cidesport.2016.anais_.integra.pdf .
 

Sobre o III CIDESPORT

   Realizado pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), por meio do Programa de Mestrado em Administração (PPGA) em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGC) e com a Universidade de Valencia – Espanha, por intermédio do Departamento de Contabilidade.
   A primeira edição do evento foi realizada na Universidade de Valencia (Espanha), em 2009, tendo como foco a gestão estratégica das finanças e dos custos portuários.
   A programação do III CIDESPORT contemplou a realização de duas modalidades de apresentação visando atender aos interesses do seu público-alvo. A primeira modalidade envolveu a realização de palestras e painéis com profissionais e pesquisadores de renome internacional, com o objetivo de abordar temas estratégicos e emergentes que impactam o desempenho portuário. A segunda modalidade consistiu na apresentação de artigos científicos previamente selecionados pela Comissão Científica do evento.
   O evento possui caráter técnico-científico e tem como principais objetivos: fomentar e estimular a discussão sobre o desempenho do setor portuário, a partir da perspectiva da comunidade científica e dos profissionais que atuam na gestão dos portos; disseminar e explorar as boas práticas de gestão do setor portuário que contribuem para a melhoria do desempenho dos portos a partir da realidade de vários países; promover maior integração entre a comunidade científica e os gestores portuários, estimulando o desenvolvimento de pesquisas aplicadas que agreguem valor à gestão e ao desempenho dos portos.

 
Resumo do artigo

   A busca por fontes de energia limpa é uma necessidade global, devido ao dano ambiental causado por recursos não renováveis, como os combustíveis fósseis transportados nos rios da Floresta Amazônica.  Nesse contexto, os biocombustíveis se apresentam como uma opção viável por serem, geralmente, produzidos a partir de vegetais como a cana-de-açúcar e a soja e por gerarem partículas poluidoras em quantidades substancialmente menos prejudiciais ao meio ambiente. Assim, o presente trabalho visa estudar o transporte desses produtos no Rio Madeira entre as cidades de Porto Velho e Manaus. Para tanto, são propostos como objetivos específicos: caracterizar a logística de transporte de biocombustível praticada no Rio Madeira (1); analisar as práticas adotadas pelos stakeholders na atividade de logística de transporte de biocombustíveis (2); indicar a inovação requerida em face dos resultados do estudo (3). A base teórica e conceitual está fundamentada na Teoria de Sistemas, de Desenvolvimento Econômico de Schumpeter, Logística Empresarial e nas inovações conceituadas no Manual de Oslo. Foi adotado o método do estudo de caso e empregado os procedimentos comuns a este, como a realização de visitas técnicas in loco e aplicação de formulário estruturado junto aos funcionários de uma distribuidora e de uma transportadora atuantes no setor. Pôde-se constatar que esse transporte é realizado sob forte influência de normas de órgãos regulamentadores. Por consequência, os custos das empresas que atuam no setor são elevados, assim como a dificuldade de implantar inovações. Também há elevados investimentos na questão de segurança dos procedimentos, pois acidentes nessa área tendem a ser catastróficos e os danos são imensuráveis.