Campus de Ji-Paraná promove II Seminário da Área de Linguagens das Licenciaturas Interculturais Indígenas


Publicado em: 23/11/2016 09:12:02.147



   O Departamento de Educação Intercultural (DEINTER) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ji-Paraná, realizará nos dias 28, 29 e 30 de novembro o II Seminário da Área de Linguagens das Licenciaturas Interculturais Indígenas (II SEALLIN), no auditório do Maximus Slim, localizado na Rua Doutor Osvaldo, 101, Bairro Vila Jotão, Ji-Paraná - RO.
  O evento tem por objetivo estabelecer ações de extensão que promovam o fortalecimento e a formação continuada de professores indígenas da área de linguagem nas licenciaturas interculturais indígenas, como forma de promover diálogo que permita a troca de experiências entre instituições de ensino superior.
   Os interessados em participar como ouvinte do evento devem realizar as inscrições, preenchendo o formulário no link  http://eventosunir.wixsite.com/iiseallin/inscricao. Serão fornecidos certificados a todos que participarem do evento.
   O Seminário foi construído em parceria com as licenciaturas indígenas da Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), as quais serão representadas pelos docentes e pelos discentes indígenas destas instituições.
   A programação completa do II SEALLIN está disponível em: http://eventosunir.wixsite.com/iiseallin

 
Sobre o evento

   O Seminário surgiu a partir de uma reflexão dos trabalhos apresentados no I Congresso Internacional sobre Estudos Interculturais, realizado na Faculdade Intercultural Indígena da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), no período de 1º a 3 de dezembro de 2014.
   Muitos dos trabalhos apresentados, tanto por professores indígenas em formação, quanto por professores formadores atuantes em Licenciaturas Interculturais de várias universidades do País, apontaram para a necessidade de criação de um espaço próprio e institucionalizado onde a troca de conhecimentos e experiências entre instituições fosse facilitada.
   Além disso, esses trabalhos indicaram a possibilidade de que esse evento tivesse um caráter periódico e também permanente, a fim de possibilitar reflexões que envolvessem formação em: linguística, política linguística, bilinguismo, revitalização e fortalecimento de línguas indígenas, ensino de língua indígena e de língua portuguesa nas escolas indígenas e também avaliação conscienciosa a respeito do tipo de formação que tem sido ofertado nas licenciaturas interculturais para habilitar professores indígenas a atuarem na Educação Básica, ministrando aulas de língua indígena e língua portuguesa.
   Na primeira edição do evento, que se realizou na UFGD, foram tratados os seguintes temas: a configuração da área de linguagem; o estágio supervisionado; a produção de material didático; e, por fim, o modo como se desenvolvem o ensino, a pesquisa e a extensão. As discussões e as reflexões foram muito relevantes, de maneira que os participantes do I SEALLIN destacaram que seria fundamental que este evento se tornasse periódico e itinerante.
   Diante disso, os proponentes e os coordenadores do presente seminário avaliaram favoravelmente a realização do II SEALLIN no município de Ji-Paraná-RO, uma vez que a Universidade Federal de Rondônia, campus de Ji-Paraná, possui o Curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural, o qual é o único curso de formação de professores para a educação escolar indígena existente no Estado de Rondônia. Nesta versão, optou-se por focar nas experiências, nos avanços e nas contribuições dos cursos de licenciatura intercultural com respeito à área de linguagem, considerando os levantamentos dos desafios e das dificuldades da primeira versão.