Publicado em: 23/11/2016 11:17:57.065
Acadêmicos do 6º período do Curso de Geografia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) participaram na última segunda -feira, 21, da aula de campo referente à disciplina de Geografia Regional I – Espaço Mundial, ministrada pela professora doutora Maria Madalena Cavalcante. A atividade foi realizada na Sociedade de Porto e Hidrovias do Estado de Rondônia (SOPH), conhecida popularmente como Porto Graneleiro.
Entre as abordagens proporcionadas pela atividade, está a demonstração da inserção da região Amazônica e, consequentemente, do Estado de Rondônia na lógica de produção do capital, onde a relação entre o local e global torna-se evidente.
A reestruturação do Porto é a representação de que a implantação de fixos para o atendimento e para o estímulo aos fluxos de mercadoria pode contribuir para novas dinâmicas na região, como é o caso do agronegócio da soja em Rondônia. Dentre os produtos e mercadorias que circulam no Porto, estão a soja, carne, madeira, entre outros. Em termos de importação, observa-se o carregamento de calcário, utilizado na correção do solo rondoniense, para a manutenção e aumento da produção de grãos no sul do Estado.
Os futuros geógrafos tiveram a oportunidade de ver na prática como a inserção de grandes infraestruturas ligadas ao mercado global pode influenciar na dinâmica regional e local.