Publicado em: 25/11/2016 14:51:08.697
Teve início ontem à noite, 24 de novembro, em Porto Velho, o evento “Diálogos sobre Gênero, Diversidade e Violência”, promovido pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) em parceria com o Levante da Juventude, por ocasião da campanha “16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”, realizada no mês de novembro em todo o Brasil. A abertura foi realizada às 18h30, no auditório do Palácio da Memória Rondoniense.
De acordo com as organizadoras, o objetivo dos diálogos é suscitar o debate entre universitários, ativistas e jovens estudantes acerca das violências de gênero e suas múltiplas faces, principalmente as cometidas contra as mulheres negras, jovens, indígenas, trans, do campo e da cidade.
A programação dos diálogos continua até 6 de dezembro. Hoje, dia 25, também às 18h30 no auditório do Palácio, o tema abordado será “Violências contra as mulheres indígenas”, com a participação da professora doutora Arneide Cemim, Suely Oro Mon e Analua Gavião. O tema “Violências contra as mulheres em Porto Velho” será debatido na segunda-feira, 28, com a participação da professora doutora Ivonete Tamboril.
Na quarta-feira, 30, o tema será “Múltiplas faces das violências contra as mulheres”. A partir das 19h, no Auditório Paulo Freire, no campus da UNIR, em Porto Velho, acontece a apresentação da performance “Das Dores”, de Taiane Sales, sob orientação e direção artística do professor Luciano Oliveira (UNIR). Em seguida, haverá a exibição do vídeo “Lute como uma menina!”.
Os diálogos continuam no dia 5 de dezembro, a partir das 15h, com os temas “Violências contra mulheres do campo e da cidade” e “Violências contra as mulheres trans”, no Auditório da Geografia, no campus de Porto Velho. No último dia, 6 de dezembro, serão debatidas as “Violências de gênero e religião”, às 15h, no Auditório da Geografia, e haverá a divulgação da campanha do Laço Branco, que atenta para a importância da atuação dos homens no combate às violências contra mulheres.
O evento encerra às 18h, no mesmo local, com o diálogo “Homens pelo fim da violência contra as mulheres: masculinidade e violência”, que terá a participação do professor mestre Vinicius Raduan.