Palestras abordam a problemática dos atropelamentos de animais silvestres


Publicado em: 05/12/2016 13:05:31.044


            Acontece hoje (5) à tarde, das 13h às 18h, no Auditório da UAB, campus de Porto Velho da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), o segundo ciclo de atividades do Programa de Extensão Urubuzar, promovido pelos laboratórios de Mastozoologia e Vertebrados Terrestres e de Ensino de Biologia Educiência. O objetivo do projeto é informar e sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a problemática dos atropelamentos de animais silvestres. A atividade inclui panfletagem no campus durante o dia e palestras.
            As duas palestras serão ministradas pela professora Mariluce Messias, docente do Departamento de Biologia, coordenadora do Laboratório de Mastozoologia e Vertebrados Terrestres e responsável pelo programa. A primeira será realizada às 13h e a segunda, às 18h. O tema de ambas será a apresentação do sistema Urubuzar, de ciência cidadã, no qual, segundo a professora, todo cidadão poderá alimentar um banco de dados nacional de animais atropelados através de aplicativo de celular, enviando fotos georreferenciadas com dados adicionais de caracterização da localidade do atropelamento.
            De acordo com a professora Mariluce Rezende, o projeto foi criado com o intuito de “entender a dimensão da problemática da perda de biodiversidade nacional em decorrência do alto índice de animais silvestres atropelados”.