UNIR faz o primeiro depósito de patente junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial


Publicado em: 16/12/2016 09:47:27.134


   A Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) teve a primeira patente depositada junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial, denominada Luminária LED RGBW Aplicada A Microscópio Óptico.
   O depósito aconteceu no dia 1º de novembro de 2016, e foi possível a partir do contrato de cotitularidade celebrado entre a UNIR e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), resultado de pesquisa no Doutorado Interinstitucional (DINTER) em Engenharia Elétrica e viabilizado pela Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (UFSM).
   A invenção foi desenvolvida pelo professor Cícero Hildenberg Lima De Oliveira, docente vinculado ao Departamento Acadêmico de Engenharia Elétrica da UNIR, como objeto de estudo na tese de doutorado, com orientação do professor doutor Marco Antônio Dalla Costa, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFSM. A pesquisa foi realizada no Grupo de Estudo e Desenvolvimento de Reatores Eletrônicos (GEDRE - Inteligência em Iluminação).
A Luminária LED RGBW Aplicada A Microscópio Óptico
   Especificamente, a invenção compreende uma luminária aplicada a um microscópio óptico para análise de amostras cujos meios de iluminação compreendem uma unidade de LED RGBW. A luminária situa-se nos campos da Física Óptica, na área de aparelhos ópticos, mais precisamente na área de iluminação microscópica.
   Na prática, as vantagens da nova luminária vão desde melhorar a qualidade das imagens formadas no microscópio óptico, em muitos casos evitando o uso de filtros, até a possibilidade de diminuição do tempo de pesquisa.