Publicado em: 16/12/2016 15:03:35.271
No último dia 13 de dezembro, o reitor da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), professor doutor Ari Miguel Teixeira Ott, se reuniu com lideranças indígenas, docentes e representante do Ministério Público Federal, para tratar de demandas elencadas na Carta do I Fórum de Ingresso e Permanência de Estudantes Indígenas na UNIR.
Participaram da reunião, além do reitor, o vice-reitor, professor Marcelo Vergotti; as docentes do Departamento de Ciências Sociais da UNIR, professoras Arneide Bandeira Cemim e Daniele Severo da Silva; o líder indígena Heliton Xinjavabáh Gavião, os representantes da FUNAI, Dilea Gonçalves e Ligia Braz Bezerra; a procuradora do Ministério Público Federal, Daniela Lopes de Faria, a diretora de Extensão e Cultura da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA), professora Marcele Regina Nogueira Pereira; o chefe de gabinete, professor Adilson Siqueira de Andrade; e a representante da Associação Kanindé, Ivaneide Bandeira Cardozo.
Entre as demandas apresentadas, foi solicitada a continuidade das bolsas de permanência para os alunos indígenas. O reitor disse que haverá continuidade das bolsas de auxílio estudantil e destacou que, quando os Restaurantes Universitários tiverem sido concluídos, todos os acadêmicos serão beneficiados.
Sobre ingresso e permanência do indígena na Universidade e a preocupação de que a informação chegue às aldeias dentro dos prazos, o líder indígena Hélio Xinjavabáh Gavião disse que a disseminação das informações será feita pelas lideranças, que se encarregarão de comunicar aos interessados nas comunidades indígenas.
O reitor destacou a importância em dar continuidade ao Fórum de Ingresso e Permanência de Estudantes Indígenas. Já Heliton Gavião agradeceu o empenho da UNIR. “Precisamos de seres preparados para contribuir para um mundo melhor, mais humano. E se a UNIR continuar abrindo as portas para a comunidade indígena, ampliará esse desenvolvimento”.
Ao final da reunião, ficou encaminhando que será agendada uma reunião para discutir a criação de uma rede de cooperação entre a Universidade, a Secretária de Estado da Educação (SEDUC), a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e o Ministério da Educação (MEC), para discutir estratégias que auxiliem no ingresso e na permanência de estudantes indígenas na Universidade.