Publicado em: 27/01/2017 11:44:41.991
No período de 14 a 18 de janeiro de 2016, um professor e alunos do Curso de Educação Física da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), campus de Porto Velho, participaram do 32º Congresso Internacional de Educação Física, Desporto e Recreação da América Latina, realizado pela Federação Internacional de Educação Física (FIEP), por meio da Delegacia Nacional da FIEP no Brasil, em Foz do Iguaçu, Paraná. Na ocasião, a UNIR foi representada pelo professor João Bernardino Neto e pelos alunos Paola Tristão de Lima, Tiago Monteiro de Oliveira, Yuri da Silva Teixeira, Welington Antônio Madalena, Everton Gonçalves Macedo e Maycon Bruno Vieira de Almeida.
Conforme informou o professor Bernardino, o evento contou com a presença de representantes de 18 países e mais de 1700 participantes, entre profissionais da área, gestores, professores e alunos. O congresso, que teve transmissão simultânea das palestras por meio do Conselho Federal de Educação Física (Confef), proporcionou também cursos de aperfeiçoamento, seminários, fórum, mesas-redondas (debates ou painéis), além da apresentação de trabalhos. Todas as atividades relacionadas aos temas de Educação Física, esporte, saúde, educação, entre outros.
O professor Bernardino, que é também presidente do Comitê Norte da FIEP e delegado no Estado de Rondônia, participou como coordenador do Seminário de História da Educação Física da FIEP, do Fórum da Educação Física Escolar e do seminário de Atividades Físicas na Atenção à Saúde. Durante o evento, o docente recebeu ainda um certificado da Federación internacional de La Educación Física, Sección Internacional de Historia da Colômbia, por su compromiso y la difusión de los valores FIEP durante la Olimpiada de Rio 2017.
Apresentação de trabalhos
No congresso, a acadêmica Paola Tristão de Lima, estudante do 7° período de Educação Física da UNIR, apresentou o trabalho intitulado “Estudo antropométrico de estudantes do ensino fundamental de uma escola pública de município de Porto Velho-RO”, elaborado em parceria com Rosa de Luz Ambrósio dos reis Miranda Sá, Ellen Maria Isis Leite Morales, Ivete de Aquino Freire e Ramon Núnes Cárdenas. A estudante afirma que participar do congresso foi uma experiência fascinante.
"Tivemos a oportunidade de apresentar nossa pesquisa para pessoas de diversos lugares do Brasil e do mundo, obtendo uma enorme aceitação, elogios e dicas para novas pesquisas que estão por vir. Um local onde todos estão por conta de um mesmo objetivo, e isso nos faz evoluir ainda mais, devido à integração e à troca de informações com vários professores e de diferentes nacionalidades”, resumiu.