Publicado em: 03/02/2017 10:42:33.764
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação (MEC) aprovou a abertura do Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências da Natureza da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), a ser realizado no Campus de Rolim de Moura, com a oferta 12 vagas.
De acordo com o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, professor doutor Valdir Aparecido de Souza, o edital de seleção para a primeira turma deverá ser lançado ainda em 2017. O pró-reitor parabenizou toda a equipe envolvida na concepção do projeto e manifestou satisfação com a aprovação de mais um mestrado, “especialmente porque será realizado em um campus no interior do Estado, onde há grande demanda por formação e relevância para o setor produtivo”.
O Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC/ES) da CAPES, que analisou a proposta, evidenciou que os objetivos centrais estão claros, explicitados a partir de temáticas que relacionam aspectos da diversidade e cultura locais e dos elementos teórico-metodológicos da área de ensino de ciências, e que tais aspectos manifestam-se expressivamente nas descrições das duas linhas de pesquisa, a saber: (I) fundamentos e modelos teórico-metodológicos no Ensino de Ciências da Natureza; (II) formação docente, culturas, saberes e prática das territorialidades e diversidade da Amazônia.
Destacou ainda que a proposta articula diferentes áreas do ensino em grande intercessão com matrizes da cultura, ocupa-se com questões voltadas ao interesse e desenvolvimento regional e local e apresenta foco na formação de recursos humanos com vistas ao fortalecimento da pesquisa em ensino na região de Rondônia.
Assim, concluiu o CTC/ES, que a proposta apresenta-se alinhada aos planos de desenvolvimento regional, tanto quanto considera a parceria com profissionais em escolas da região de Rondônia, os objetivos estão bem delineados e contextualizados em demandas da região com suporte em formulações teóricas e metodológicas da área de ensino e possui grande relevância social para a região, com projetos alinhados a processos e métodos de pesquisa que tenderão a promover inserção local e regional dos egressos. O número de vagas oferecido é compatível com a carga horária do corpo docente, sendo possívelperceber a perspectiva de atendimento à demanda regional.