Publicado em: 24/04/2017 09:06:53.458
A Faculdade Uniron, em parceria com a Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e outras entidades, promove o III SEMINÁRIO DE LIBRAS E EDUCAÇÃO DE SURDOS: “15 anos da Lei de Libras, avanços e encontros culturais”, que começará no dia 24/04/2017, a partir das 9h, no Auditório da Faculdade Uniron, no Porto Velho Shopping.
O objetivo principal é aprofundar os debates sobre os avanços da aplicabilidade da Lei de Libras, as pesquisas linguísticas tendo a Libras como objeto de estudo e comemorar o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.
O evento envolve uma programação que contará com um “Cine Libras”, oficinas e mesas-redondas. A partir das 19h, será realizada a Mesa-redonda: “15 anos da Lei de Libras, avanços e encontros culturais”, com a participação do professor doutor Júlio Rocha, diretor do Núcleo de Ciências Humanas (NCH) e líder do Grupo de Pesquisa Filologia e Modernidades.
Os principais estudiosos convidados são o professor doutor João Carlos Gomes, do Departamento de Libras (NCH/UNIR), líder do Grupo de Pesquisa em Educação Intercultural, que conta com uma linha de pesquisa voltada para a educação de surdos, e a professora surda mestranda Indira Simionatto Stedile Assis Moura, vice-chefe eleita do Departamento de Libras (NCH/UNIR). Haverá também a participação especial da professoradoutora Nídia Regina Limeira de Sá, chefe do Departamento de Letras LIBRAS da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).As inscrições para participar do evento serão feitas no local.
No dia 24 de abril, é comemorado o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, oficializado pela Lei 10.436, de 24 de abril de 2002. A UNIR vem, desde 2012, trabalhando para vencer os desafios da acessibilidade, com a entrada dos primeiros intérpretes de libras e a realização de eventos voltados para a comunidade surda de Rondônia; em 2014, com a contratação de professores de Libras para todos os campi, efetivando o cumprimento do Decreto 5626/2005 com a oferta da disciplina de Libras em todas as licenciaturas. Em 2016, a Universidade criou o Programa de Bolsas para tradutores/intérpretes de Língua de Sinais de nível médio, a fim de garantir que os alunos surdos, matriculados em diferentes cursos, sejam atendidos.
De acordo com informações da coordenadora da Coordenadoria de Atenção a Pessoas com Necessidades Especiais/PROCEA, Natália Molina Romano, atualmente a UNIR possui 34 alunos surdos matriculados nos seguintes campi: Porto Velho: Letras Libras(06), Mestrado em Letras (03), Pedagogia (02), Educação Física (02), Química (01), Ciências Econômicas (03), Ciências Sociais (01), Administração (01), Biblioteconomia (02); Guajará-Mirim: Letras Português (01), Pedagogia (02); Ariquemes: Engenharia de alimentos (01) e Pedagogia (01); Ji-Paraná: Pedagogia (02); Vilhena: Ciências Contábeis ( 02), Pedagogia (02), Letras Português (02).