Publicado em: 24/04/2017 17:28:34.72
O Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) promoveu hoje, 24, a aula inaugural dos Cursos de Mestrado e de Doutorado em Geografia das turmas de 2017.
A abertura do evento teve a participação do reitor da UNIR, professor doutor Ari Miguel Teixeira Ott; da diretora de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPESQ), Aline Wrege Vasconcelos; da diretora do Núcleo de Ciências Exatas e da Terra (NCET), professora doutora Luciene Batista Silveira; do chefe do Departamento de Geografia, professor doutor Ricardo Gilson da Costa Silva; e da coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia, professora doutora Maria Madalena de Aguiar Cavalcante.
O reitor Ari Ott destacou que o Programa de Pós-Graduação em Geografia depende dos alunos utilizarem bem o tempo estipulado e desenvolverem bons trabalhos e que, fazendo isso, serão bem-sucedidos. A diretora do NCET lembrou que se deve refletir a realidade amazônica e a diversidade regional.
O chefe do Departamento de Geografia, professor Ricardo Gilson, enfatizou que o papel da academia é debater os assuntos relevantes, principalmente, o que envolve a Amazônia. A diretora da PROPESQ falou sobre a importância da produção científica para a qualificação do Programa.
A coordenadora do Programa, professora Madalena, agradeceu a presença dos alunos de graduação e pós-graduação à aula inaugural e apontou que, “sem a devida atenção à graduação, não teríamos base para a pós-graduação” e destacou a necessidade de discutir desenvolvimento econômico e social tendo como alvo o potencial regional de inovação e tecnologia.
Após a abertura, seguiu-se a aula inaugural, a qual foi ministrada pelo professor doutor Nilson Cesar Fraga, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), que abordou o tema “Farquhar e o Panamericanismo da morte: da hileia às araucárias, um mar de sangue – estado, capital e movimentos sociais”.