Publicado em: 24/04/2017 18:04:57.139
O Grupo de Pesquisa em Educação na Amazônia (GPEA), do campus de Ji-Paraná da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), promoverá nos meses de maio, junho e julho de 2017 os Cursos de Curta Duração (CCD) da Temporada Formativa – PIBIC, destinados aos bolsistas e voluntários do PIBIC/UNIR/CNPq ciclo 2016-2017 e demais interessados.
As atividades acontecerão às terças e quartas-feiras, das 17h às 19h, na sala do GPEA/UNIR, no Campus de Ji-Paraná. Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail joseliagomesneves2@@gmail.com.
Os temas abordados nos cursos são “Currículo Intercultural”, “Diálogos Interculturais na Escola Pública Jandinei Cella”, “Metodologia Científica: entrevistas e pesquisa documental”, “Interculturalidade crítica e Pedagogia: in-surgir, re-existir e re-viver – Catherine Walsh – Partes 1 e 2, “Metodologia Científica: o trabalho de Campo”, “Identidade na Pós-Modernidade”, “Pluralidade Cultural”, “Desconstrução de subalternidades”, “Lei nº. 11.645/200 e o Parecer CNE/CEB Nº 14/2015”, “A temática indígena na escola: ensaios de educação intercultural”, “Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas”, “Metodologia Cientifica: análise das atividades de Campo”, “Pensamentos equivocados sobre os indígenas”, “Metodologia Cientifica: escrita de Relatório de Pesquisa (ABNT)”, “Metodologia Cientifica: escrita de artigo científico” e “Contribuições das línguas indígenas em nossa forma de falar”.
Os Cursos de Curta Duração constituem uma iniciativa do GPEA, por meio da Linha de Pesquisa, Antropologia Etnopedagógica e Currículo, que abriga o Projeto Karo & Ikolen: história e culturas indígenas na perspectiva da Lei 11.645/2008 - UNIR/PIBIC/2016-2017, cuja coordenação é da professora doutora Josélia Gomes Neves.
Segundo a professora, trata-se de uma proposta de estudos destinada à formação de estudantes da UNIR participantes dos projetos de iniciação científica e extensão universitária no âmbito do Projeto Karo & Ikolen. O tema central é a Lei 11.645/2008, que torna obrigatória a inclusão da temática ‘História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena’ no currículo oficial da rede de ensino.
A programação completa dos cursos está disponível no folder anexo.