Publicado em: 25/04/2017 15:03:30.947
Professores do Departamento de LIBRAS estão participando da Conferência Nacional de Libras (Conali2017), ação social realizada pela Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos (Feneis), no período de 24 a 26 de abril de 2017, em Porto Alegre/RS. O Conali2017 pretende abrir momentos de reflexões e debates com a comunidade surda e com os profissionais da área de Libras de todo o Brasil.
O Conali2017 tem como objetivo principal o fortalecimento das discussões de políticas públicas para a área de Libras, estabelecendo metas e deliberações num processo transversal e federativo, bem como a celebração de toda a comunidade surda e dos profissionais que atuam na área de Libras com a oficialização da Legislação Federal de nº 10.436/2002, que reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação, expressão e outros recursos linguísticos a ela associados.
A professora mestre em Letras, Geralda Iris de Oliveira, e a chefe do DLibras, professora mestre em História e Estudos Culturais Ariana Boaventura Pereira, estão participando do evento com o trabalho intitulado Libras e língua portuguesa: a relevância dos aspectos semântico culturais na tradução/interpretação, e o professor mestrando em Letras, Amauri Moret da Silva (também do DLibras), com o trabalho Descolonialidade entre a ideologia e autonomia: uma proposta bilíngue de educação.
A chefe do DLibras explica que “a participação dos profissionais do Departamento de Libras da UNIR pretende fortalecer os estudos e pesquisas na área de Libras em Rondônia, bem como fomentar as ações das políticas públicas a fim de assegurar e defender os direitos humanos, a promoção da igualdade e a acessibilidade na Universidade”.
Participaram, ainda, as tradutoras e intérpretes de Libras da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA), Júlia Rodrigues Cardoso, com a temática A política de instalação da Libras na UNIR, e Núbia Lopes, que apresentou trabalho na seção de comunicação do evento. A pesquisa científica de Núbia, intitulada Metaplasmos na Libras, foi um dos oito artigos selecionados para a apresentação entre 300 trabalhos submetidos.
Para Núbia, é um “orgulho poder representar a comunidade científica com um tema tão novo num evento tão importante. Estou muito feliz e me sinto desafiada e motivada. Espero poder retribuir com minha pesquisa", finalizou.
