“Crise Institucional e Rumos da Democracia no Brasil”: Temas foram debatidos em evento realizado no auditório Paulo Freire


Publicado em: 30/05/2017 11:33:19.162


   Aconteceu ontem à noite, 29 de maio, no auditório Paulo Freire, no Campus de Porto Velho da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), o debate Crise Institucional e rumos da Democracia no Brasil.
   O evento serviu de palco para uma discussão aprofundada sobre a atual situação política, econômica e social do Brasil e teve a participação de professores pesquisadores da Universidade Federal de Rondônia, do Ministério Público Federal (MPF) e da advocacia local.
   Na solenidade de abertura, o reitor da UNIR, professor doutor Ari Miguel Teixeira Ott, destacou a importância e pertinência do assunto, bem como a necessidade da reflexão sobre os seus efeitos na atual sociedade brasileira.
   Os debatedores participantes foram o professor e chefe do Departamento de Filosofia da UNIR, Marcio Secco, que em sua análise afirmou que eleições indiretas não são a via mais ética para a solução da atual situação brasileira; o procurador do MPF, Raphael Bevilaqua, que afirmou que entende que a crise não está localizada em uma ou em algumas instituições, por se tratar de uma questão estrutural; e o advogado e conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), Fabricio Jurado, que fez questão de frisar que, do ano passado até agora, a OAB já apresentou dois pedidos de impeachment, o primeiro, contra a ex-presidente Dilma Roussef e, posteriormente, contra o presidente Michel Temer, o que, segundo o conselheiro, não é bom para o Brasil. O mediador do evento foi o professor Adilson Siqueira, do Departamento de Ciências Sociais da UNIR.
   A plateia pôde expressar suas opiniões, sugestões e questionamentos por meio de duas rodadas de perguntas acerca dos temas apresentados pelos debatedores.
    Ao final do evento, houve indicação de que outros debates sejam programados para que haja continuidade nas discussões, em ambiente acadêmico, sobre assuntos de grande relevância social.