Publicado em: 06/06/2017 10:55:40.529
O Centro de Estudo em Saúde do Índio (CESIR), grupo de pesquisa vinculado à Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), teve três trabalhos aprovados para apresentação no X Congresso Brasileiro de Epidemiologia. O evento é organizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) e será realizado de 7 a 11 de outubro de 2017 em Florianópolis, Santa Catarina.
Os trabalhos dos pesquisadores da UNIR aprovados no congresso são: "Baixa estatura entre crianças indígenas Wari", "Screening para alterações metabólicas em indígenas Wari" e "Caracterização da assistência pré-natal entre as indígenas Wari”. As pesquisas foram desenvolvidas pelos professores Adriana Tavares Hang, Maurício Viana de Oliveira e Cristiano Alves, pesquisadores do CESIR, e fazem parte de um estudo mais amplo intitulado “As iniquidades e os determinantes sociais da saúde e da doença dos indígenas Wari – Rondônia”, coordenado pela professora doutora Ana Lúcia Escobar, do Departamento de Medicina da UNIR. O projeto tem financiamento do CNPq e conta ainda com a participação de alunos da graduação dos cursos de Enfermagem e Medicina da UNIR e de pesquisadores da FIOCRUZ.
A professora Ana Escobar, que é coautora dos três trabalhos aprovados, participará da mesa-redonda “Epidemiologia da transição nutricional e alimentar em populações indígenas”, discutindo o tema “Adoecimento e mortes por doenças infecto-parasitárias e outras doenças evitáveis em indígenas no Brasil”.
A programação completa do encontro pode ser acessada em https://epi1.websiteseguro.com/programacao/index.php#topo.
X Congresso Brasileiro de Epidemiologia
Este ano, o tema do encontro será “Epidemiologia em defesa do SUS: formação, pesquisa e intervenção”. Nas nove edições anteriores, o evento permitiu o encontro e a troca de experiências e conhecimentos entre profissionais brasileiros e de dezenas de outros países, ajudando a impulsionar o desenvolvimento da epidemiologia nacional. Assim, as perspectivas para 2017 são as mesmas.
Estarão reunidos em Florianópolis epidemiologistas de diversas instituições de ensino, pesquisa e serviços de saúde. Está prevista a presença de cerca de 200 convidados de diferentes países que participarão de mais de 80 mesas-redondas, palestras e debates. Além disso, haverá 44 cursos e oficinas pré-congresso.