Publicado em: 03/07/2017 10:24:24.67
Neste ano de 2017, em que a Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) completa seus 35 anos de existência, um símbolo bastante conhecido na instituição, a bandeira da UNIR, também faz 32 anos de criação. O símbolo representativo da UNIR foi criado durante um concurso cultural promovido em maio de 1985, pela então Pró-Reitoria de Órgãos Suplementares (PROSU), que contou com a participação de alunos e professores da Universidade.
Na época, o acadêmico Roberto Marques de Souza, aluno do curso de Educação Física, foi o vencedor do “Concurso Bandeira da UNIR”, que contou com a participação de 82 concorrentes no total. A premiação foi uma passagem de ida e volta para o Rio de Janeiro (RJ), para o 1º colocado, e prêmio de menção honrosa para outros cinco candidatos.
A comissão julgadora do concurso foi composta pelo presidente professor Ageu Rosa de Lima (UNIR) e pelos membros Marco Antônio Teixeira (UNIR), José Carlos da Silva (engenheiro), Luiz Leite de Oliveira (engenheiro), Rita Queiroz (artista plástica), Raimundo Paraguaçu de Oliveira (artista plástico) e Emanuel Pontes Pinto (jornalista e acadêmico). O reitor era Euro Tourinho Filho.
Simbolismo da bandeira da UNIR
A bandeira é composta por um retângulo de cor azul-celeste, com o símbolo da UNIR na cor branca, centralizado, e um sol amarelo-dourado no interior do símbolo.
De acordo com o autor do projeto, a cor azul-celeste representa o céu e o infinito, nas suas palavras, “o universo cultural e social infinito” da universidade.
O símbolo da Universidade branco e ao centro representa a paz e a união que devem existir dentro do universo cultural e social para que a UNIR possa atingir os objetivos a que se propõe.
O sol amarelo-dourado no centro do símbolo da UNIR representa a esperança, a luz, a vida, a criatividade, as ideias, a sabedoria e o conhecimento presentes na universidade. Conforme o autor, “com a união, surgem a esperança, a luz e a vida, representadas por um sol estilizado, simbolizando o direito à cultura e ao bem-estar social para todos”.
Por fim, Roberto Marques de Souza explica que o conceito final da mensagem visual da bandeira é que “Assim como o sol, a UNIR é para todos!”.
Sobre o autor
Roberto Marques de Souza chegou a Rondônia em 1983, aos 23 anos, para trabalhar como desenhista na construção da Usina Hidrelétrica de Samuel. No mesmo ano foi convidado para trabalhar no setor de artes gráficas da UNIR, além de ser aprovado no vestibular e iniciar o curso de Educação Física na Instituição. Como aluno, foi coautor do livro “Educação Física para o pré-escolar”, do professor Célio José Borges (RJ, Sprint, 1987).
À época do Concurso Bandeira da UNIR, Roberto Marques era aluno e servidor da Instituição, onde também exerceu cargos comissionados, tendo trabalhado na Universidade no período de 1983 a 1990. Foi o primeiro presidente eleito da ASSUNIR, antiga Associação dos Servidores da UNIR, e primeiro presidente eleito da CPPTA, antiga Comissão Permanente de Pessoal Técnico-Administrativo. Participou ativamente das primeiras eleições democráticas para a Reitoria da UNIR e da transposição e enquadramento dos servidores celetistas da antiga Fundação para o quadro estatutário da nova Universidade.
Atualmente com 58 anos, Roberto Marques de Souza está aposentado e mora na cidade do Rio de Janeiro, de onde é natural. É educador, escritor e palestrante. Licenciado em Educação Física (UNIR-RO), pós-graduado em Educação Física Escolar (UFES-ES), pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior (FISS-RJ), bacharel em Teologia (FATECBA-BA), mestre em Missiologia (FATECBA-BA) e doutor em Teologia (FATEF-RJ). Cursou Capelania e Aconselhamento Cristão (FTBP-PR), Empreendedorismo (SEBRAE-RO) e Consultoria de Empresas (SEBRAE-RO). Foi professor de Empreendedorismo (SEDUC-RO), professor de Xadrez (SEDUC-RO) e professor de Ensino Superior (FACIMED-RO). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar. Tem experiência na área de Empreendedorismo, com ênfase em Gestão de Negócios e Eventos. Tem experiência em Teologia, com ênfase em Trabalho Humano. Atua na área de Capelania e Aconselhamento Cristão principalmente no seguinte tema: Integração Fé e Trabalho.
Roberto Marques de Souza mantém a página “História da bandeira da Universidade Federal de Rondônia – UNIR”, na qual reúne documentos e informações sobre o concurso e o processo de criação da bandeira da Universidade.