Publicado em: 13/07/2017 10:07:29.924
Entre os dias 28 e 31 de agosto de 2017, a palavra “métodos” será enunciada ao lado de imaginário, natureza e memória. Neste período a Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) realizará o II Congresso Métodos Fronteiriços: Imaginário, Natureza e Memória. As atividades do evento serão realizadas no prédio do Instituto Federal de Rondônia, na Av. Calama, 4985, na capital de Rondônia.
A submissão de simpósios temáticos poderá ser feita até 18 de julho. Outras informações, inscrições e datas importantes podem ser acessadas no site do Congresso: metodosfronteiricos.com.br .
Para a Professora Heloisa Helena Siqueira Correia, que faz parte da comissão organizadora do evento, torna-se urgente a construção de novos modos e formas de conhecer os seres e o mundo que deem relevo ao lugar que habitamos, a Amazônia, e que nos habita de tantas formas. Na programação, estão incluídas reuniões de renomados pesquisadores de várias áreas, atuantes no Brasil e no exterior, cuja discussão produzirá efeitos positivos por meio dos encontros nas conferências, simpósios, rodas de conversa e minicursos.
Como na primeira edição do evento em 2015, será abordada a questão da fragilidade dos métodos ocidentais e a necessidade de novos métodos e metodologias que sejam capazes de se aproximarem de nosso passado, presente e futuro imaginários e reais, de nossa natureza fértil em (des) continuidade com a cultura e das memórias vivas que insistem em fincar raízes nos rios e florestas.
As maiores expectativas dos realizadores do II Congresso Métodos Fronteiriços: imaginário, natureza e memória, segundo a professora Marcia Machado de Lima, também integrante da comissão organizadora do evbento, são a de que surjam novas perspectivas de convivência em sociedade e que no mesmo planeta possam irromper do limiar que se constituirá.
A realização do evento é do Grupo de Pesquisa em Estudos Literários e Centro de Estudos Interdisciplinares sobre o Imaginário, bem como do Programa de Mestrado em Estudos Literários|Programa de Mestrado em História e Estudos Culturais e Grupo de Pesquisa Mapa Cultural-Centro Interdisciplinar de Estudos em Cultura e Artes.
A PROPESQ, a PROCEA, os Departamentos de História, Línguas Vernáculas e Línguas Estrangeiras, o Núcleo de Ciências Humanas, o Grupo de Pesquisa Ética, Estética e Filosofia da Literatura, a Faculdade Católica de Rondônia, a Biblioteca Municipal Francisco Meirelles, o Mestrado em Letras, o Instituto Federal de Rondônia em Porto Velho, o SESC/Porto Velho, a Fecomercio–RO, a Prefeitura Municipal de Porto Velho e o Governo do Estado de Rondônia apoiam o II Congresso Métodos Fronteiriços: Imaginário, Natureza e Memória.